Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_passionarios

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

BNP adquire conjunto de passionários quinhentistas bracarenses


passionario Foi adquirido pela Biblioteca Nacional de Portugal, no leilão do Palácio do Correio Velho que ocorreu entre 11 e 13 de Abril de 2011, um conjunto de 3 passionários quinhentistas, que pertenceram à biblioteca do coleccionador António Capucho.


Destinados ao ofício da Paixão, nomeadamente para o Domingo de Ramos (Dominica in Ramus Palmarum Passio Secundum Mattheum), Terça-feira (Feria Tertia Passio Secundum Marcum) e Sexta-feira (Feria Sexta in Parasceve Secundum Joannem),  os 3 livros estiveram em uso num Convento de Nossa Senhora em Braga, provavelmente no Convento de Nossa Senhora do Pópulo, como se pode verificar na nota de posse no livro para o ofício de terça-feira: “Pertinet ad Conventum Donae Nostrae de [Populo] Bracara Augustae”, em que aparece rasurada a palavra “Populo”. O conjunto deveria ter primitivamente incluído um quarto volume correspondente à Quarta-Feira Santa.


Todos executados pela mesma mão, em pergaminho com corte dourado e com uma capitular iluminada em cada passionário, têm as dimensões aproximadas de 440x330 mm, com notação musical quadrada sobre pentagrama a vermelho e 6 pentagramas por fólio. As encadernações são inteiras em couro sobre pastas de madeira com filete marginal e título no centro a ouro.


A beleza das capitulares iluminadas sugere hipoteticamente a autoria de António de Holanda (1480?-1556), importante miniaturista activo em Portugal na primeira metade do século XVI, e que foi um dos autores das iluminuras do Livro de Horas de D. Manuel, da Genealogia dos Reis de Portugal e da Genealogia dos Condes da Feira.


O musicólogo Manuel Pedro Ferreira refere que, para além do elevado valor artístico, este conjunto é “proveniente de uma igreja da qual não possuíamos nenhum códice identificado, havendo também potencial interesse musical, uma vez que os tons da Paixão têm uma tradição portuguesa particular, e não abundam os seus testemunhos, mesmo tardios”, enriquecendo assim a valiosa colecção de livros de coro da Área de Música da BNP.