Print E-mail
banner_fpessoa

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Sítio web:

Espólio Fernando Pessoa (2008)

 

 


 

 

BNP adquire Carta de Fernando Pessoa a Pierre Hourcade


fpessoa_hourcade A Biblioteca Nacional de Portugal adquiriu, através do exercício do direito de preferência, uma das três cartas que Fernando Pessoa enviou a Pierre Hourcade e que foram a leilão, organizado pela firma Artes e Letras, no passado dia 11 de Abril de 2011.


As três cartas de Fernando Pessoa foram dirigidas ao académico e crítico literário Pierre Hourcade (1908-1983), que viveu vários anos em Portugal, sobretudo em Coimbra, cuja universidade frequentou, dedicando-se ao estudo da cultura luso-brasileira. À data do envio das missivas pessoanas, o lusitanista francês encontrava-se a residir em Lisboa. Redigidas em francês, eram propriedade dos herdeiros do primeiro tradutor do autor de Mensagem para a língua de Verlaine, que as souberam preservar até ao presente e que agora proporcionaram que viessem a ser leiloadas em Lisboa. Foram escritas sobre papel liso não timbrado, porventura à mesa do café Martinho da Arcada (que Pessoa usava como sua segunda caixa postal), e encontram-se todas datadas: de 24/XII/1931, 27/XII/1934 e 15/IV/1932, respectivamente.


fpessoa_carta1Todas têm uma modelação circunstancial (marcação/desmarcação de encontros entre os dois personagens no Café Martinho), não incluindo referências críticas e/ou literárias especialmente relevantes. Permitem, no entanto, apreciar o estilo muito peculiar e a boa fluência de Pessoa na escrita em francês. A carta datada de 24/XII/1931 (lote 111), adquirida pela BNP, é a mais extensa, presume-se inédita, e apresenta ligeiras correcções, espelhando claramente o tom inconfundível do trato epistolar do poeta dos heterónimos.


Recorde-se que o Estado procedeu à classificação do espólio de Fernando Pessoa (Decreto n.º 21/2009, de 14 de Setembro), considerando-o uma "universalidade de facto composta por todos os documentos produzidos ou reunidos por Fernando Pessoa, seja na forma de manuscritos autógrafos, isolados ou integrados em documentos de terceiros, assinados ou não, de dactiloscritos ou tiposcritos, com ou sem intervenção autógrafa, assinados ou não", razão pela qual a BNP exerceu agora o direito de preferência que a lei lhe confere e procederá ao registo de classificação das outras duas cartas leiloadas.