Print E-mail
banner_biblia_manuscrita2

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

A Bíblia Manuscrita em linha (BND)

Doação à BNP da Bíblia manuscrita

 

bm_vol1_3Formada por 10 volumes, a obra A Bíblia Manuscrita, resultado do trabalho de cerca de cem mil “copistas”, foi doada pela Sociedade Bíblica de Portugal à BNP, em Maio de 2010, tendo sido integrada na colecção da Divisão de Reservados.

A Bíblia Manuscrita apresentou-se como iniciativa cívica que, em mais de 38 municípios portugueses do Continente (incluindo todas as capitais de distrito) e das Regiões Autónomas, contou com o apoio de 2500 voluntários que, em 2004 e 2005, transcreveram, à mão, os textos milenares da Bíblia Sagrada.

Organizada e dinamizada pela Sociedade Bíblica, a iniciativa contou com a colaboração de inúmeras entidades públicas e privadas em que se destacaram o Ministério da Educação, a Biblioteca Nacional de Portugal, o Centro Nacional de Cultura, entre muitas outras.

Neste projecto, foram concluídos três exemplares manuscritos da Bíblia, cada um com mais de  12 500 páginas.  A Bíblia Manuscrita foi classificada pelo Ministério da Cultura como um projecto de “Superior Interesse Cultural” e nele participaram os titulares dos principais órgãos de soberania representados ao mais alto nível.