Print E-mail
banner_cardoso_pires

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

Doação do Espólio de José Cardoso Pires à BNP

 

cardoso_pires_foto_thumbRealiza-se a 9 de Abril de 2008, no auditório da BNP, a assinatura do Termo de Doação do Espólio de José Cardoso Pires à BNP. Em representação das partes assinam, em nome dos herdeiros, a viúva do Escritor, Maria Edite Pereira, e o Director-Geral da BNP, Jorge Couto.

O evento está inserido na sessão de homenagem a José Cardoso Pires, um dos maiores vultos da Literatura Portuguesa do século XX, promovida conjuntamente pela BNP, as Edições Nelson de Matos e a Família do Escritor, e que integra dois momentos: assinatura do cardoso_pires_e_e53_cx1_1Termo de Doação do Espólio à BNP e lançamento de Lavagante.

Da doação constam cinco versões do manuscrito de Lavagante,  expostas no átrio do Auditório da BNP e que marcam o início da constituição do Espólio do autor no Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea (ACPC). Além destes, outros documentos de José Cardoso Pires serão, faseadamente, entregues à guarda da Instituição, de modo a permitir a abertura, no início de Outubro, mês em que decorre o décimo aniversário do seu falecimento, de uma mostra evocativa na Área de Referência da BNP.

José Cardoso Pires nasceu a 2 de Outubro de 1925, na Aldeia de Peso, distrito de Castelo Branco, e faleceu em Lisboa a 26 de Outubro de 1998.

cardoso_pires_e_e53_cx5_1A sua actividade profissional centrou-se em torno da literatura e do jornalismo, com colaborações em diversas editoras e jornais. A partir de 1974, dedicou-se quase exclusivamente à escrita literária, reservando a colaboração jornalística a algumas crónicas. A sua vasta obra foi distinguida com a atribuição de vários prémios, quer a nível nacional (Prémio Pessoa, pelo conjunto da sua obra, 1997; Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores, 1998), quer internacional (Prémio União Latina, Roma, 1991; Astrolábio de Ouro do Prémio Ultimo Novecento, Pisa, 1992), abarcando múltiplos géneros. Foi jornalista, crítico literário, ficcionista, ensaísta e dramaturgo. Da sua obra fazem parte, entre outros, títulos como Cartilha de Marialva, Dinossauro Excelentíssimo, O hóspede de Job, O Delfim, Balada da Praia dos Cães, Alexandra Alpha ou De Profundis, valsa lenta.