Biblioteca Nacional de Portugal
Serviço de Actividades Culturais
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal
Tel. 21 798 20 00 Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
Informações
Serviço de Relações Públicas Tel. 21 798 21 68
Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
|
Práticas e estilos musicais na obra de Damião Barbosa de Araújo
CONFERÊNCIA | 2 Março | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre
“Onde rutila a profunda sabedoria […] de tantas inteligências vastas, também fulguram os eminentes gênios artísticos [...] de um Damião Barbosa de Araújo.”
José Rodrigues Nunes (1800-1881)
“Da saudade lastimosa que persegue amantes peitos Eu sofro nesta alma aflita os cruéis duros efeitos
Tristes Saudades padecem peitos a amor sujeitos Conheço por experiência os cruéis duros efeitos.”
Damião Barbosa de Araújo (1778-1856)
Resultado de pesquisa de pós-doutoramento, esta palestra discutirá o processo de assimilação de práticas e estilos musicais na obra do compositor brasileiro Damião Barbosa de Araújo (1778-1856) que desenvolveu importante atividade musical e composicional no Brasil da primeira metade do séc. XIX tanto como Mestre de Capela na Sé da Bahia quanto na Corte de D. João VI no Rio de Janeiro, sendo hoje considerado o segundo maior compositor brasileiro depois do Pe. José Mauricio Nunes Garcia.
Embora a figura deste compositor brasileiro tenha sido diversas vezes utilizada como índice de validação da respeitabilidade e prestígio de diversos grupos sociais baianos em busca de maior inserção e articulação político-cultural estadual e/ou regional, até o século XXI nada se sabia de específico sobre a sua formação musical nem sobre a sua participação no Exército e na Marinha (dentre tantos outros aspectos biográficos e musicais identificados e discutidos tais como família e filhos; formação e experiência militar; ampliação de círculos sociais na Corte e na Bahia; possíveis seguidores ou alunos). Assim, não só ampliou-se a lista de suas obras e, consequentemente, a área geográfica de disseminação da sua obra no Brasil (em diversas cidades dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais), mas também se compreenderam melhor os contextos que motivaram ou testemunharam a criação das mesmas.
Assim sendo, a procura do processo histórico de assimilação de técnicas, práticas, gêneros, estilos e estéticas musicais, não se deparou apenas com o estudo técnico-musical dos elementos constituintes, mas também com os diversos contextos de produção e recepção da sua produção musical.
Pablo Sotuyo Blanco
|