Print E-mail
banner_damiao_barbosa

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

 

 

 

 

 

logoufba

 

logofapesp

 

 

 

logocesem_

 

 

logofcsh


Práticas e estilos musicais na obra de Damião Barbosa de Araújo

CONFERÊNCIA | 2 Março | 18h00 | Auditório BNP | Entrada livre

 

damiao_barbosa

“Onde rutila a profunda sabedoria […] de tantas inteligências vastas, também fulguram os eminentes gênios artísticos [...] de um Damião Barbosa de Araújo.”

José Rodrigues Nunes (1800-1881)

“Da saudade lastimosa
que persegue amantes peitos
Eu sofro nesta alma aflita
os cruéis duros efeitos

Tristes Saudades padecem
peitos a amor sujeitos
Conheço por experiência
os cruéis duros efeitos.”


Damião Barbosa de Araújo (1778-1856)

Resultado de pesquisa de pós-doutoramento, esta palestra discutirá o processo de assimilação de práticas e estilos musicais na obra do compositor brasileiro Damião Barbosa de Araújo (1778-1856) que desenvolveu importante atividade musical e composicional no Brasil da primeira metade do séc. XIX tanto como Mestre de Capela na Sé da Bahia quanto na Corte de D. João VI no Rio de Janeiro, sendo hoje considerado o segundo maior compositor brasileiro depois do Pe. José Mauricio Nunes Garcia.

Embora a figura deste compositor brasileiro tenha sido diversas vezes utilizada como índice de validação da respeitabilidade e prestígio de diversos grupos sociais baianos em busca de maior inserção e articulação político-cultural estadual e/ou regional, até o século XXI nada se sabia de específico sobre a sua formação musical nem sobre a sua participação no Exército e na Marinha (dentre tantos outros aspectos biográficos e musicais identificados e discutidos tais como família e filhos; formação e experiência militar; ampliação de círculos sociais na Corte e na Bahia; possíveis seguidores ou alunos). Assim, não só ampliou-se a lista de suas obras e, consequentemente, a área geográfica de disseminação da sua obra no Brasil (em diversas cidades dos Estados da Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais), mas também se compreenderam melhor os contextos que motivaram ou testemunharam a criação das mesmas.

Assim sendo, a procura do processo histórico de assimilação de técnicas, práticas, gêneros, estilos e estéticas musicais, não se deparou apenas com o estudo técnico-musical dos elementos constituintes, mas também com os diversos contextos de produção e recepção da sua produção musical.

 

Pablo Sotuyo Blanco