Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_impresso_quinh

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Aquisição pela BNP de impresso quinhentista desconhecido


impres_quinh_res_4531_v_1 A Biblioteca Nacional de Portugal adquiriu recentemente em leilão (Dezembro de 2010), uma espécie quinhentista única, até ao presente totalmente desconhecida dos bibliógrafos.


O impresso intitulado Summario das virtudes da sancta reliquia Agnus Dei, segundo o Cerimonial Romano, é uma folha avulsa de carácter devocional, escrita em português, com verso em branco que certamente serviria para afixar. Nela se descrevem as seis virtudes, ou seja, as graças obtidas por mediação da Santa relíquia Agnus Dei, entre as quais se destacam: contra os coriscos, trouoadas, tempestades, e ondas do mar, e contra o incendio do fogo… e por seu meio liura Deos nosso Senhor as molheres e crianças de perigo na hora do parto… contra as tentações e enganos do Demonio, e contra os mais enemigos da alma e corpo.


O título e respectivo texto encontram-se emoldurados numa cercadura singela, e nela se encontra, ao centro, uma pequena gravura representando São João Baptista.


Esta espécie foi impressa em Lisboa, cerca de 1585, segundo informação retirada da licença, e terá saído certamente dos prelos do impressor António Ribeiro que nesta data exercia actividade nesta cidade.


Segundo análise tipográfica existem elementos utilizados pelo mesmo impressor, noutras obras impressas existentes na BNP, nomeadamente, a imagem que representa São João Baptista, no Calendario Romano perpetuo, publicado em 1588 (Simões 326, f. 1 v.º); a cercadura utilizada no rosto aparece na forma de tarja na Regula Sanctissimi Benedicti monachorum omnium patris almifici, publicada em 1586 (Simões 80, f. 1 v.º) e a inicial E, também utilizada pelo mesmo impressor, nas seguintes obras: Segunda parte dos dialogos da Imagem da vida christam, publicada em 1575 (Simões 601, f. 8 v.º, 126 v.º); Regra do glorioso patriarca Sam Bento…, saída do prelo em 1586 (Simões 79, f. 43 v.º) e na Arte del Computo compuesta por el Bachiller Hieronymo de Valencia, impressa em 1588 (Simões 901, f. 291 v.º).


Os caracteres tipográficos parecem, de facto, coincidir com os mais utilizados por António Ribeiro.


A aquisição deste impresso vem enriquecer o património bibliográfico nacional, integrando a colecção de tipografia quinhentista portuguesa da Biblioteca Nacional de Portugal.