Print E-mail
banner_pina_martins

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

Ligações relacionadas na BND:

 

http://purl.pt/440

http://purl.pt/740


J. V. de Pina Martins, 1920-2010

SESSÃO | 12 Outubro 2010 | 17h30 | Auditório BNP | Entrada livre

MOSTRA | 12 - 31 Outubro 2010 | Sala de Referência | Entrada livre

 

pina_martinsHomenagem da BNP a J. V. de Pina Martins, que inclui uma sessão e uma mostra bibliográfica que se prolongará até ao final do mês de Outubro.

A sessão contará com intervenções de Aires Augusto Nascimento, reputado especialista em estudos clássicos e renascentistas, e de Maria Valentina Sul Mendes, reconhecida investigadora em história do livro antigo, sendo moderada por Jorge Couto, director da BNP.

 

José Vitorino de Pina Martins (1920-2010) foi renomado investigador da História do Humanismo e do Renascimento, além de ter sido também erudito estudioso da história do livro e bibliófilo internacionalmente reconhecido. Foi um profundo conhecedor da obra de grandes autores do Renascimento em que se salientam Camões, Bernardim Ribeiro, Sá de Miranda, Pico della Mirandola, Erasmo e Thomas More sobre os quais publicou estudos modelares. Exerceu, entre outros, as funções de leitor de Cultura Portuguesa em Roma e em Poitiers  e de catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa, bem como os cargos de director do Centro Cultural da Fundação Gulbenkian em Paris e de presidente da Academia das Ciências em Lisboa por vários mandatos.


Investigador científico e criador literário, escreveu em prosa e em verso algumas vezes sob pseudónimos, sendo o mais relevante o de Duarte de Montalegre, sob o qual publicou poesia, ensaio e tradução.

 

Autor de extensa bibliografia em várias línguas, a Cultura Portuguesa deve-lhe ainda a identificação do mais antigo livro impresso datado em língua portuguesa, o Tratado da Confissom (Chaves, 1489), do qual fez a leitura diplomática e o estudo bibliográfico que é obra de referência nesta matéria.