Print E-mail
banner_chopin_schumann

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Recital O piano romântico – obras de Chopin e Schumann pela pianista Nancy Lee Harper

 

 



Celebrando… Chopin (1810-1849) e Schumann (1810-1856)

MOSTRA | 7 - 30 de Setembro 2010 | Sala de Referência | Entrada livre

 

chopin_thumbNeste ano em que se celebram os 200 anos do nascimento de Frédéric Chopin e Robert Schumann, a Biblioteca Nacional de Portugal promove uma mostra bibliográfica, integrada no programa Música na Biblioteca 2010, onde podem ser vistas publicações musicais e bibliografia referentes aos dois compositores, e que encerrará com um recital de piano por Nancy Lee Harper.

Frédéric Chopin (1810-1849), compositor e pianista polaco, amplamente reconhecido como um dos principais nomes da música para piano do século XIX. Combinou o seu dom para a melodia e arrojado sentido harmónico a uma compreensão formal intuitiva e criativa, e uma técnica pianística brilhante na composição de um importante corpus de música para piano.

A sua música representa a quintessência da tradição do piano romântico e incorpora de uma forma mais completa do que qualquer outro compositor as características expressivas e técnicas do instrumento, exercendo uma duradoura influência até aos dias de hoje.

robert_schumann_thumbRobert Schumann (1810-1856), compositor e crítico musical alemão que contribuiu de forma significativa para todos os géneros musicais do seu tempo. O seu interesse pela música e pela literatura levou-o a desenvolver uma crítica musical historicamente informada e um estilo de composição profundamente endividados com os modelos literários.

As primeiras composições de Schumann foram escritas exclusivamente para o piano, mais tarde compôs obras para piano e orquestra, muitos Lieder (canções para voz e piano), quatro sinfonias, uma ópera e outras obras de câmara orquestral, coral. Considerado um expoente do Romantismo musical, teve um forte impacto sobre as gerações vindouras de compositores europeus.