Edições
Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Área de Gestão Editorial
Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

Tel. +351 217 982 089

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 


ISBN 978-972-565-459-0

Preço: € 30,00
6% de IVA incluído

 

ENCOMENDAR ESTE TÍTULO

 

 

Descarregar excerto

 

Informação sobre a exposição

 

Patrocínio:

 

 

logo_ar

 

logo-centenario

1910: O ano da República

 

 

[Org.] Biblioteca Nacional de Portugal; apresent. Jorge Couto; coord. Luís Augusto Costa Dias; pesq. Gina Rafael, Luís Augusto Costa Dias, Manuela Rêgo. Lisboa: BNP, 2010. 359 p.: il. color. (Catálogos)

 

1910Catálogo da exposição evocativa do centenário da implantação da República em Portugal, procura representar uma dupla perspectiva histórica dos acontecimentos mais próximos do processo de construção republicana da sociedade portuguesa.

Por um lado, a narrativa de tais acontecimentos, que se estrutura a partir do olhar crítico e criador de Raul Brandão, nas suas Memórias, vistas como «legenda» possível e sugestiva da «atmosfera de uma época», mas também a partir do registo mais imediato dos factos nas páginas de uma imprensa então activa e construtora de um tempo que é já de modernidade. Por outro lado, está implícita uma leitura distanciada que procura descobrir nexos de inteligibilidade desse tempo a partir das questões mais pertinentes inscritas no calendário de 1910.

O Ano da República, mais que uma revista no plano acontecimental através do seu registo factual, procede ao levantamento e flui ao cabo de Doze Temas de um Calendário Republicano que dão conta da vivacidade como das contradições do movimento e do ideário republicanos, do mesmo modo que acompanham o descalabro da monarquia e das forças monárquicas.

Finalmente, o catálogo conclui com um caderno de fontes jornalísticas sobre a Revolução de 4 e 5 de Outubro, acentuando a modernidade da imprensa da época, num contexto de cultura urbana em que os jornais republicanos protagonizaram muitas das novidades que carrearam a transformação do espaço público.