Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_coloquio

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Descarregar Programa (PDF)

 

Artigo relacionado:


Arte Médica e Imagem do Corpo: de Hipócrates ao final do século XVIII

 

 

fct

fcg

universitas_filosofia

ciuhct

un_chc

 


O Livro, o Corpo e a Arte Médica

COLÓQUIO INTERNACIONAL | 30 Junho - 2 Julho 2010 | Auditório BNP | Entrada livre

 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

bnp_cartaz_coloquio

O Colóquio Internacional O Corpo, o Livro e a Arte Médica está integrado no programa científico que acompanha a exposição Arte Médica e Imagem do Corpo: de Hipócrates ao final do século XVIII patente na BNP até final de Julho próximo.

Com o Colóquio procura-se evidenciar o significado da literatura médica na representação do corpo, na concepção do humano e na cultura globalmente considerada, tendo como horizonte temporal os séculos XVI a XVIII.

A renovação da ciência e da arte médica ao longo do período mencionado foi, em larga medida, estimulada pelo reassumir da tradição hipocrático-galénica. De facto, a tradução e comentário dos clássicos greco-romanos e dos árabes contribuiu, em especial na medicina, para a fermentação de novas ideias.Vesálio e Harvey, cujas obras tiveram um papel fulcral na mudança de paradigma ao nível da Anatomia e da Fisiologia, respectivamente, formaram e desenvolveram o seu pensamento no diálogo permanente com Hipócrates, Galeno, Avicena e Averróis.

Sem descurar as grandes produções da medicina europeia, o Colóquio dará relevo especial à medicina portuguesa. Do conjunto de conferencistas convidados, sobressaem duas figuras de prestígio internacional: Martin Kem e Vivian Nutton.

Martin Kemp é Professor Jubilado de História de Arte na Universidade de Oxford. Profundo conhecedor da obra de Leonardo da Vinci, dedicou muito do seu esforço às relações entre ciência e arte, do Renascimento à actualidade. Da sua vasta obra destacam-se Leonardo (Oxford University Press, 2004) e The Human Animal in Western Art and Science (The University of Chicago Press, 2007). É o autor da coluna “Science in Culture”, publicada regularmente na prestigiada revista científica Nature. Foi ainda o curador de várias exposições, incluindo as admiráveis mostras Spectacular Bodies na Hayward Gallery em Londres (2001) e Leonardo da Vinci: Experience, Experiment, Design no Victoria and Albert Museum, Londres (2007).

Vivian Nutton, Professor Jubilado de História da Medicina na Universidade de Londres, foi também investigador do Welcome Institute for the History of Medicine. Reconhecido especialista na obra de Galeno, Nutton contribuiu decisivamente para a afirmação da História da Medicina como disciplina académica no Reino Unido. De entre as suas muitas publicações, são de referir a responsabilidade pela edição de Galen, problems and prospects (London, The Wellcome Institute, 1981) e a co-autoria de The Western medical tradition, 800 B.C. to AD 1800 (Cambridge, Cambridge University Press, 1995).