Services
Print E-mail

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Normalização e Qualidade
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel.  21 798 2085

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

FRBR (ed. BNP)

 

FRBR 

 

FRAD

 

FRSAD

 

FRBRoo

 

FRBR Review Group Reports

 

Bibliografia FRBR

 

Outras publicações técnicas BNP

 

 

 

 

Modelos conceptuais


requisitos_func_medA necessidade de repensar os conceitos subjacentes ao controlo bibliográfico surgiu em 1990, quando a Divisão para o Controlo Bibliográfico da IFLA organizou, em Estocolmo, um Seminário subordinado ao tema “Registos Bibliográficos”. O tema era, então, suscitado não só pela pressão na redução dos custos de catalogação mas também pelo reconhecimento da necessidade de uma resposta mais efetiva dos catálogos quer a uma cada vez maior diversidade de recursos, suportes e versões quer a um leque mais alargado de necessidades do utilizador. Uma das nove resoluções deste Seminário conduziu diretamente à realização do estudo FRBR, tendo como objetivo delinear, em termos definidos claramente, as funções a considerar para o registo bibliográfico com respeito ao alargamento de suportes, aplicações e necessidades dos utilizadores.

Functional Requirements of the Bibliographic Records – FRBR, publicado pela IFLA em 1998,  e editado em português pela BNP em 2008, foi o primeiro de uma série de estudos, ainda em evolução, sobre modelos conceptuais do universo bibliográfico. Seguiu-se-lhe estudo idêntico para os registos de autoridade – requisitos_funcionaisFunctional Requirements for Authority Data - FRAD, publicado em 2009, e também já editado em português pela BNP; Functional Requirements for Subject Authority Data FRSAD, publicado em linha em 2010;  e, ainda em desenvolvimento,  Functional Requirements for Bibliographic Records object-oriented FRBRoo.

No seu conjunto, os modelos conceptuais constituem uma família de estudos estreitamente relacionados entre si, desenvolvidos como uma sucessão de diversos aspetos e níveis de aprofundamento teórico sobre o universo bibliográfico, utilizando metodologias menos usuais neste domínio, como a análise Entidade-Relação ou a Orientação por Objetos, e sob perspetivas que se pretendem independentes de quaisquer tradições conceptuais ou assunções apriorísticas sobre esse mesmo universo.