Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_biblia2

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

logo_sb

 


A Bíblia Manuscrita em linha (BND)


A Bíblia Manuscrita

DOAÇÃO E MOSTRA | 20 Maio - 22 Junho 2010 | Sala de Referência | Entrada livre

 

biblia_02Esta é a maior mostra pública do resultado do trabalho de cerca de cem mil “copistas” que, em 2004 e 2005, transcreveram, à mão, os textos milenares da Bíblia Sagrada. Organizada e dinamizada pela Sociedade Bíblica, esta iniciativa contou com a colaboração de inúmeras entidades públicas e privadas em que se estacaram o Ministério da Educação, a Biblioteca Nacional, o Centro Nacional de Cultura, entre muitas outras.

biblia_05
A Bíblia Manuscrita apresentou-se como iniciativa cívica que, em mais de 38 municípios portugueses do continente (incluindo todas as capitais de Distrito) e das Regiões Autónomas, contou com o apoio de 2500 voluntários. Envolveram-se também universidades, hospitais e prisões, permitindo a pessoas de todas as idades, condições, níveis de instrução e convicções prestarem homenagem pública ao livro dos livros que nos pertence a todos e a todos tem influenciado ao longo dos séculos.
biblia_04

Neste projecto, foram concluídos três exemplares manuscritos da Bíblia, cada um com mais de  12.500 páginas.  A Bíblia Manuscrita foi classificada pelo Ministério da Cultura como um projecto de “Superior Interesse Cultural” e nele participaram os titulares dos principais órgãos de soberania representados ao mais alto nível.

O exemplar que agora  se expõe, formado por 10 volumes, constitui uma doação da Sociedade Bíblica de Portugal à BNP, o qual passará a integrar a colecção bibliográfica nacional, na Divisão de Reservados.