Serviços
Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Normalização e Qualidade
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel.  21 798 2085

 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

Outras publicações técnicas BNP

 

SIPORbase


siporbaseInicialmente desenvolvido, em 1988, pelo Grupo de Trabalho de Indexação da Biblioteca Nacional, no âmbito  dos desenvolvimentos normativos suscitados pela informatização e cooperação PORBASE, o SIPORbase - Sistema de Indexação em Português consubstancia um corpo de princípios e regras para a constituição de uma linguagem de indexação pré-coordenada, construída de uma forma indutiva e evolutiva.

Inspirados principalmente na experiência e documentação de Library of Congress Subject Headings (LCSH), mas observando também as normas internacionais aplicáveis e tendo ainda em consideração as particularidades da língua portuguesa, destacam-se, no Manual SIPORbase, os critérios e regras necessários à construção da linguagem de indexação no que respeita ao controlo do vocabulário (Cap. 4 -Terminologia), à sintaxe dos cabeçalhos de assunto (Cap. 5 - Forma dos cabeçalhos) e à estruturação semântica da sua organização (Cap. 6 - Estrutura de referências).

O Manual inclui, ainda, capítulos dedicados à indexação de assuntos especiais - desde a Literatura, compreendendo obras sobre literatura e obras literárias, até obras sobre artes visuais ou obras religiosas e sobre religião, passando por assuntos gerais como cultura, civilização, história e filosofia. Na mesma linha, fornece orientações para a indexação de tipos especiais de documentos como obras de referência, obras para crianças e jovens, manuscritos e livro antigo, manuais de ensino, documentos visuais gráficos e publicações em série. Para apoiar e facilitar a sua utilização, o Manual é complementado por um índice alfabético temático.

Embora preparado para a Biblioteca Nacional, o SIPORbase  encerra, para além da sua utilidade pedagógica,  um conjunto importante e estruturado de orientações que podem apoiar as tarefas de indexação em qualquer  biblioteca independentemente da opção, ou não, pela pré-coordenação. Nesse sentido, a parte do Manual que contempla necessidades comuns a linguagens pré e pós-coordenadas, como o controlo da terminologia,  foi inicialmente discutida e aprovada no âmbito do Projecto CLIP - Compatibilização de Linguagens de Indexação em Português.