Versão para impressão Enviar por E-mail
icon

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

logo_api50


Assinatura de Protocolo de Cooperação BNP-API

SESSÃO | 23 de Abril de 2010 | 11h00 | BNP | Entrada livre

 

jornalTem lugar na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) a assinatura de Protocolo de Cooperação entre a Associação Portuguesa de Imprensa e a BNP, visando acções de colaboração, designadamente em matéria de digitalização da Imprensa portuguesa.

Com este acto, a Biblioteca Nacional de Portugal dedica este ano à imprensa o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, pela sua relevância para o património documental português e para a divulgação da língua portuguesa.

Este também é o dia em que a Associação Portuguesa de Imprensa celebra os seus 50 anos de actividade ininterrupta em prol das publicações periódicas para quem a assinatura deste protocolo representa um passo importante na preservação e valorização do património da imprensa.

Trata-se de um património que é ao mesmo tempo frágil, na sua natureza, e insubstituível enquanto fonte para a história e cultura portuguesas cuja preservação e difusão urge realizar, designadamente através da digitalização. A imprensa é, por outro lado, objecto de interesse e procura cada vez maiores tanto por parte das comunidades académicas como do público em geral, sendo especialmente importante a salvaguarda e acessibilidade dos conteúdos da vasta e dispersa imprensa regional portuguesa que, de norte a sul, representa, em centenas de publicações, mais de um século de vida local.   

revista


O presente Protocolo representa, antes de mais, a junção de esforços no sentido da procura de oportunidades e soluções para aqueles objectivos, onde convergem as funções e responsabilidades da BNP e da API, e que se espera ver realizados através de projectos de colaboração. Significa, também, uma nova visão, mais integrada e partilhada, das funções de gestão do património cultural, envolvendo o sector que a API representa.

Para assinalar o acto, a assinatura do Protocolo será seguida por uma conferência proferida pela Professora Doutora Irene Tomé, da Universidade Nova de Lisboa, sobre a História do Associativismo na Imprensa.