Print E-mail
banner_orlandoribeiro2

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Sítio Web Orlando Ribeiro



 



 


Espólio de Orlando Ribeiro (1911-1997)

MOSTRA | 18 Março - 30 Abril | Sala de Referência | Entrada livre

 

orlando_ribeiro_01Orlando Ribeiro (1911-1997), geógrafo português do século XX com maior projecção internacional, foi uma figura marcante do seu tempo, não só como professor e investigador que renovou a Geografia em Portugal, mas também como personalidade com uma invulgar intervenção cívica e cultural, ampla pela diversidade dos interesses intelectuais que a sua obra revela, inovadora pela sua visão integrada, espírito humanista e capacidade de síntese, precisamente numa época em que a evolução das técnicas de estudo e investigação mais favoreciam uma cultura científica de especialização, que ele dizia feita de “relações isoladas em espaços teóricos e abstractos”.

A entrega em depósito do espólio de Orlando Ribeiro à Biblioteca Nacional de Portugal, onde integrará o Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea, significa um renovado reconhecimento da sua obra e personalidade, e a vontade, por parte do Centro de Estudos Geográficos e dos testamentários, de preservar e colocar o seu importante legado ao serviço da cultura e da investigação.

Na sessão de assinatura do Termo de Depósito do Espólio na BNP, a 18 de Março, é inaugurada a mostra que apresenta uma selecção da obra publicada e de materiais do espólio de Orlando Ribeiro.

orlando_ribeiro_03Licenciado em Geografia e História em 1932, época em que foi discípulo de Leite de Vasconcellos e Silva Telles, Orlando Ribeiro doutorou-se em 1935 pela Universidade de Lisboa com a tese A Arrábida, esboço geográfico. Viveu em Paris antes e durante a Guerra, entre os anos 1937 e 1940, onde foi Leitor Assistente de português na Sorbonne, ao mesmo tempo que  estudou geografia na Faculdade de Letras daquela universidade, na Escola Normal Superior e no Colégio de França, com Emmanuel de Martonne, Albert Demangeon e Luteaud, entre outros.

Regressado a Portugal em 1940, duas semanas antes da ocupação de Paris, ingressa como professor extraordinário na Faculdade de Letras de Coimbra, onde ensinavam então figuras marcantes em muitas das áreas do seu interesse, como Paulo Merêa, Pierre David, Virgílio Correia, Joaquim de Carvalho, Paiva Boléo, Paulo Quintela, Amorim Girão e o jovem assistente Fernandes Martins.

orlando_ribeiro_02Em 1943 é nomeado professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa onde funda, no mesmo ano, o Centro de Estudos Geográficos de Lisboa. Em 1949 organiza, em Portugal, o XVI Congresso Internacional de Geografia, após o qual é nomeado vice-presidente da União Geográfica Internacional (UGI). Em 1966, funda a revista Finisterra, Revista Portuguesa de Geografia.

Ao longo de mais de trinta anos na Universidade de Lisboa, onde se jubilou em 1981,  desenvolve uma intensa actividade de professor e investigador, combinando o ensino com uma vasta produção científica e uma incansável actividade de campo, em que percorreu mundo, não só, mas sobretudo, português, e de que deixou preciosos registos escritos e fotográficos.   

Da sua extensa obra destacam-se  Portugal o Mediterrâneo e o Atlântico (1945),  A Ilha de Fogo e as Suas Erupções (1954), Portugal (1955), Mediterrâneo. Ambiente e Tradição (1968), Variações sobre Temas de Ciência (1970), Introduções Geográficas à História de Portugal (1977), A Colonização de Angola e o Seu Fracasso (1981), Iniciação em Geografia Humana (1986), Geografia de Portugal (1987-91) e Opúsculos Geográficos (1984).