Print E-mail
banner_haydn

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it


 

Programa Música na Biblioteca

 

 

logo_tnsc

 

logo_cnb

 

Apoio:

logo_antena2

 


Celebrando… J. Haydn (1732-1809)

EXPOSIÇÃO | 1 de Outubro a 15 de Novembro de 2009 | Galeria Piso Principal | Entrada livre

 

haydn_1_thumbIniciativa integrada no Programa Música na Biblioteca, com a colaboração do Teatro Nacional de São Carlos e o apoio da Antena 2.

 

Nascido no seio de uma humilde familia austríaca, na vila de Rohrau, Joseph Haydn cedo revelou o seu talento musical e, com apenas seis anos de idade, seguiu para Viena onde recebeu instrução e estudou cravo e violino. Dois anos mais tarde integrou o coro de meninos da Catedral de Santo Estêvão,  que teve de abandonar quando mudou de voz,  aos 17 anos. Para sobreviver,  deu aulas de cravo e tocou órgão e violino em igrejas e capelas privadas. Durante esse período conheceu o poeta e libretista da corte imperial, Pietro Metastasio e também o napolitano Niccolò Porpora, compositor de ópera e professor de canto, de quem apreendeu o conhecimento e recursos para a composição vocal no estilo italiano.

haydn_2_thumbEm 1759 foi nomeado director musical da câmara do conde Karl von Morzin, da Boémia, e em 1761 é contratado pelo príncipe Paul Anton Esterházy como mestre de capela assistente, tornando-se titular do cargo em 1766, com a morte de seu antecessor, tendo então como patrono o príncipe Nicolaus, um grande amante de música.  Na condição de músico da importante família Esterházy, desenvolveu a maior parte da sua carreira,  entre Eisenstadt e Viena, compondo música para as festas e recepções da corte.


A vida de Haydn tomaria um novo rumo no ano de 1790: à morte do príncipe Nicolaus, sucedeu Paul Anton II que, não tendo grande interesse por música, permitiu a Haydn aceitar a oferta do empresário alemão Johann Peter Salomon para ir a Inglaterra e reger suas novas sinfonias com uma grande orquestra. As duas viagens,  em 91 e 94, foram um sucesso e renderam algumas das mais famosas obras de Haydn, conhecidas como as “Sinfonias Salomon” ou “Sinfonias de Londres”.


haydn_3_thumbHaydn regressa a Viena em 1795 como um homem rico com uma reputação internacional sem precedentes. Volta à corte da família Esterházy e dedica-se neste período essencialmente à composição de obras sacras para coro e orquestra,  entre as quais seis missas dedicadas à mulher do seu novo patrono, o príncipe Nicolaus II. Em 1803 deixa de dirigir e de compor devido a problemas de saúde.


Durante os quase 30 anos que trabalhou na corte da família Esterházy desenvolveu e consolidou muitos dos géneros e recursos que identificam o estilo clássico. Considerado como o “Pai” da sinfonia, a sua produção compreende centenas de obras e abarca praticamente  todos os géneros musicais, destacando-se mais de 100 sinfonias e 83 quartetos de cordas.  

Na mostra agora patente podem ser apreciadas primeiras edições e cópias manuscritas da época de obras de Haydn, assim como publicações sobre o compositor, provenientes  dos diversos fundos e colecções da Biblioteca Nacional de Portugal.

Especial relevo é, ainda, conferido à produção da ópera L'isola desabitata pelo Teatro Nacional de São Carlos em 1997, de que se apresentam trajes utilizados pelos cantores e uma maquete, à escala, do palco deste teatro, onde pode ser visionada uma gravação do espectáculo.