Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_cpessanha

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Notícia no Público de 2009-09-29

 

Notícia no Público de 2009-09-29

 

Notícia no Público de 2009-09-29

Sítio Web do Espólio de Camilo Pessanha

APRESENTAÇÃO | 24 de Setembro de 2009 | BNP

 

site_cpessanha_thumbA Biblioteca Nacional de Portugal apresenta o sítio Web do Espólio de Camilo Pessanha, integrado na Biblioteca Nacional Digital (BND). Passam a estar acessíveis, em linha, o conjunto de manuscritos, correspondência e fotografias que integram a colecção documental com o nome do escritor à guarda do Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea (ACPC).

Dos manuscritos, merece especial destaque o único autógrafo conhecido de Clepsidra, “obra única e breve [de um poeta] que marcou decisivamente a Literatura Portuguesa do século XX”, nas palavras de Daniel Pires, autor da apresentação e da cronologia que complementa este sítio Web. Reunidos e conservados graças à sensibilidade literária de Ana de Castro Osório e seus familiares, são, também, disponibilizados outros documentos, nomeadamente, as cartas enviadas pelo Poeta a várias personalidades da Família Castro Osório, missivas trocadas entre estes e terceiros, manuscritos de vários autores que têm por tema Camilo Pessanha e a sua obra literária, bem como iconografia que ilustrou edições póstumas do Poeta. No seu conjunto estamos perante fontes de referência para o (re)conhecimento de Camilo Pessanha enquanto criador e para a edição crítica da sua obra.

Prosseguindo o objectivo de tornar cada vez mais acessíveis os seus tesouros bibliográficos, fontes relevantes para a História da Cultura Portuguesa, a BNP disponibiliza mais uma edição virtual de espólios literários. O de Camilo Pessanha vem juntar-se aos de Antero de Quental, Florbela Espanca, José Saramago ou Fernando Pessoa, este em processo de construção. A sessão de apresentação contará com a presença de Daniel Pires, investigador da vida e da obra de Camilo Pessanha.