Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_agustina

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Agustina Bessa-Luís: Vida e Obra

Exposição | 20 Julho a 19 Setembro de 2009 | Galeria Piso Principal | Entrada Livre

agustina

 

“Nasci adulta morrerei criança”. Foram estas as palavras de Agustina Bessa-Luís que Inês Pedrosa escolheu para abrir a selecção de textos da escritora através dos quais – e, claro, das imagens que os acompanham – nos apresenta a “vida e obra” da autora de A Sibila. Talvez mais ninguém as pudesse ter escrito.

A exposição que agora se apresenta na BNP é uma iniciativa do Instituto Camões que se destina, principalmente, a ser distribuída no estrangeiro, por meio da vasta rede do Instituto e no âmbito da sua específica missão, visando projectar a obra de Agustina Bessa-Luís no exterior. A BNP oferece uma das poucas ocasiões para ver a exposição em Portugal.
sibila

Integrada no "Ano Agustina", a exposição é Comissariada pela escritora Inês Pedrosa, autora da biografia e texto introdutório e responsável pela escolha dos restantes textos, e pelo cineasta João Botelho - que recentemente adaptou para cinema o romance A Corte do Norte - responsável pelo design  e selecção de imagens da exposição, na sua maioria pertencentes ao arquivo da Guimarães Editores.

Com o apoio do Instituto Camões, o "Ano Agustina" é uma iniciativa em curso da Guimarães Editores para assinalar a publicação, começada em 2008, da Opera Omnia de Agustina Bessa-Luís e o 55º aniversário da 1ª edição de A Sibila.