Publications
Print E-mail

 

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Área de Gestão Editorial
Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

Tel. +351 217 982 089

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 


ISBN 978-972-565-446-0

Preço: € 20,19
6% de IVA incluído

 

ENCOMENDAR ESTE TÍTULO

Os livros e as bibliotecas no espólio de D. Frei Manuel do Cenáculo: repertório de correspondência, róis de livros e doações a bibliotecas



Francisco António Lourenço Vaz, Márcia Ferreira Oliveira, Patrícia Monteiro. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2009. 669 p. (Fontes)

 

capa_cenaculo_thumbEste livro reúne uma parte substancial dos resultados de um projecto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, desenvolvido na Universidade de Évora e intitulado Os livros e as bibliotecas no espólio bibliográfico de D. Frei Manuel do Cenáculo (1724-1814).

Apresenta-se o repertório de textos manuscritos e inéditos de D. Frei Manuel do Cenáculo, com interesse para o tema do projecto e essencialmente existentes nos fundos bibliográficos da correspondência e do diário, que compreendem documentos dispersos por várias bibliotecas: a Biblioteca da Academia das Ciências de Lisboa, a Biblioteca Pública de Évora e a Biblioteca Nacional de Portugal. Além do repertório de todos os documentos coligidos, transcrevem-se na íntegra 248 textos de Frei Manuel do Cenáculo considerados essenciais para o tema em análise, nomeadamente, as cartas, as relações, os planos de estudos, os róis de livros, que surgem muitas vezes anexos às cartas, e os catálogos de doações a bibliotecas. Com a presente obra, ficam à disposição dos investigadores e do público em geral informações relevantes para a História do Livro e das Bibliotecas e outras áreas em que a acção de Frei Manuel do Cenáculo está amplamente comprovada: as antiguidades, a arqueologia, o ensino, a pedagogia, a filologia, a museologia, a literatura e o reformismo social e económico.