Print E-mail
banner_aquis_tomas_lima_

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 


Aquisição do Espólio do músico Tomás de Lima

 

thomazdelima_thumbA Associação de Amigos da Biblioteca Nacional de Portugal (AABNP) financiou a aquisição pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), em  leilão da Livraria Antiquária do Calhariz que se realizou nos dias 23 e 24 de Março de 2009, do Espólio de Tomás de Lima.

António Tomás de Lima (1887-1950), compositor, violinista e maestro, nasceu em Lisboa, onde começou a estudar música ainda muito jovem. Apenas com catorze anos dirigiu obras suas na Sé Patriarcal, de cujo coro fazia parte; iniciou a sua carreira como concertista quando era ainda aluno do Conservatório. Foi concertino da orquestra de David de Sousa entre 1914 e 1916, após o que começou a dirigir concertos sinfónicos. Recebeu o 1.º Prémio de Composição nos Jogos Florais do Porto (1919). No mesmo ano passou a integrar o corpo docente do Conservatório Nacional, a convite de Viana da Mota, nas classes de Violino e Direcção de Orquestra e, posteriormente, de Composição e Música de Câmara, prosseguindo a sua carreira de solista, com grande incidência no Brasil. A sua obra inclui composições sinfónicas, peças para violino e orquestra, para piano e música de câmara (canto e piano, trio com piano). Na música vocal, é de assinalar a utilização de poemas de Almeida Garrett, António Nobre, Guerra Junqueiro e Afonso Lopes Vieira.

O Espólio agora adquirido pela BNP é constituído por manuscritos e impressos, álbuns de programas de concertos e de recortes de jornais, bem como de algum material didáctico. Nos manuscritos (cerca de 20) podem encontrar-se autógrafos e cópias de obras do compositor, incluindo Suspiros d’alma, para voz e piano, a obra premiada acima referida e, ainda, material com a indicação ‘Selecção de música para o filme Os lobos’. A música impressa inclui 15 obras para voz e piano ou piano solo, todas editadas pela Sassetti, bem como uma edição da sonata para violino e piano de Luís de Freitas Branco. Os álbuns reflectem a sua actividade como concertista, e dois deles documentam as digressões no Brasil, em 1921 e 1929; incluindo, também, uma carta autógrafa de Viana da Mota. O material didáctico, além de cópias de obras de vários autores estrangeiros, contém exercícios de composição de vários alunos.

A integração deste Espólio nos Fundos de Música desta Instituição vem dar continuidade ao projecto de reunir na BNP o máximo de documentação de forma a obter a mais completa perspectiva sobre a música em Portugal.