Print E-mail
manuela_madureira_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

 


Pluralidade na Escultura

EXPOSIÇÃO DE MEDALHA CONTEMPORÂNEA, ESCULTURA, AZULEJO ESCULTÓRICO, PINTURA TRIDIMENSIONAL | 5 de Março a 9 de Abril de 2009 | Entrada livre

 

manuela_madureira_thumbA obra plástica foi iniciada há muitos anos com contínuo trabalho realizado até hoje, criando-a em dimensões variáveis de peça única, com bolsas de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian em várias cidades de Itália, Dinamarca, Reino Unido e França.

Criação do azulejo escultórico ou azulejaria em movimento num grande mural na Escola Náutica de Paço de Arcos em 1972.

Participação em vários simpósios de escultura em pedra. Realização de obra de grande porte integrada em espaços públicos, com materiais diversos: bronze, pedra, madeira e matéria cerâmica com técnica própria criada em 1960.

A obra está representada em Portugal e em vários países,  em colecções particulares,  do Estado, de museus, encontrando-se  referida em inúmeros jornais, revistas e livros.

Retrospectivas: Lisboa (Biblioteca Nacional), Funchal, Coimbra,  Porto, Faro, Aveiro, Évora e Cantanhede, onde grandes cartazes colocados na cidade indicavam a Retrospectiva de 2002.

Na biblioteca da Sociedade Nacional de Belas Artes, com exposição em simultâneo, a Editorial Verbo promoveu o lançamento do livro “Manuela Madureira 1957-2004”, com fotografias da Obra desse período e prefácio de Cristina de Azevedo Tavares.

Toma consciência de que a medalha contemporânea ocupa um lugar na sua Obra, tendo a ver com a sua sensibilidade criativa, contrastando com o desinteresse que por ela nutria no início do seu trabalho e que continuou durante muitos  anos. Somente em 2005, iniciou a sua criação e realização. Após este facto, que considera importante, só podia sentir  uma grande  admiração pelos responsáveis pela medalha contemporânea.

Esta mostra na Biblioteca Nacional de Portugal é, também, a realização da primeira exposição de medalha, em que apresenta o seguinte currículo:

2005 – Primeiro prémio de Medalha Contemporânea Dorita Castel-Branco, com as medalhas “Protecção e Justiça para todas as crianças” -  bronze e estanho e “A água não cai do céu ... o tanque já secou” - grés.
2005 - IV Bienal internacional de medalha contemporânea – Seixal 2005. Câmara Municipal de Seixal.
2007 – Seleccionadas três medalhas para a exposição realizada em Colorado Springs (EUA) pela American Numismatic Association.
2007 – IV Bienal de medalha contemporânea Dorita Castel-Branco. Câmara Municipal de Sintra. Medalha “Fantasia do piscis” premiada com Menção Honrosa.
2008 – V Bienal internacional de medalha contemporânea – Seixal – Câmara Municipal.

Maria Manuela Madureira