Versão para impressão Enviar por E-mail
banner_aquis_guerra_peninsular_artigo

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 


Oferta à BNP de importante manuscrito sobre a Guerra Peninsular (1809)


Importante manuscrito sobre a Guerra Peninsular (1809)Foi generosamente oferecido à Biblioteca Nacional de Portugal, pelo Senhor Engenheiro Fernando Soares Carneiro, um importante manuscrito referente à Guerra Peninsular.

Trata-se da Carta de Christian Adolph Frederick Eben dirigida a John Cradock, sobre a Batalha de Braga. Porto, 25 de Março de 1809.  -  11 p.
Original. Texto em inglês.  -  Bom estado de conservação e de legibilidade.

O documento insere-se na conjuntura política e militar da Segunda Invasão Francesa. O manuscrito foi redigido em forma de carta pelo Barão de Eben, Christian Adolph Frederick Eben (1773? – 1825), militar prussiano ao serviço da Grã-Bretanha que assumiu cargos relevantes no exército na época das invasões napoleónicas. O texto é endereçado ao seu superior hierárquico, Sir John Cradock, Barão de Howden (1759–1839).

Importante manuscrito sobre a Guerra Peninsular (1809)O Barão de Eben descreve os acontecimentos que testemunhou relacionados com «Batalha de Braga» (17 e 20 de Março de 1809), entre as tropas do marechal Soult e o exército anglo-luso, sendo as hostes portuguesas comandadas pelo general Bernardim Freire de Andrade e Castro (1759-1809) e as britânicas pelo autor do manuscrito. No relato são descritos, em detalhe, as ocorrências prévias ao assassinato do general português às mãos da população bracarense, trágico incidente provocado pelo falso rumor que se espalhou de que a vítima, que era um brilhante militar, estaria secretamente ao serviço dos franceses.

São mencionados, igualmente, os efectivos do lado francês, a composição das duas guarnições, assim como o equipamento bélico, funcionamento e estratégias de avanço no terreno.

O texto, com carácter testemunhal e directo da redacção, descreve as operações militares e de guerrilha, a par de informações sobre os efectivos de ambos os lados, fornece dados quantitativos e outras especificações sobre armamento, referindo, também, a debilidade do exército português ainda em processo de reconstituição. A valia destas informações confere ao documento um marcado interesse para o aprofundamento de um dos episódios marcantes da história das invasões napoleónicas.