Print E-mail
banner_concurso_torre

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

Artigo relacionado:

 

Abertura das propostas de concurso

 

Ampliação e remodelação da Torre de Depósitos da BNP

 

imagem3-thumbIniciou-se, a 13 de Outubro de 2008, a obra de Ampliação e Remodelação da Torre de Depósitos da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP). Projectada na década de cinquenta do século XX e construída entre 1956 e 1969, a Torre de Depósitos da BNP é da autoria do arquitecto Porfírio Pardal Monteiro.

 

O Programa da obra visa alcançar quatro objectivos fundamentais: aumentar a capacidade de armazenamento do acervo documental; actualizar os sistemas técnicos que garantem as condições de preservação das espécies; reforçar a segurança, e, ainda, expandir o espaço público vocacionado para a leitura de colecções especiais (Cartografia, Iconografia e Música), as quais, desde os anos 80, funcionam em espaços adaptados e não originariamente concebidos para o efeito.

A capacidade existente na Torre de Depósitos para armazenamento das colecções – actualmente cerca de 12 500 m2 distribuídos por dez pisos planeados para receber cerca de 2 500 000 volumes – encontra-se praticamente esgotada, tornando imprescindível a sua ampliação. No projecto inicial, o corpo de depósito já fora concebido de molde a permitir a sua extensão para Sul. imagem4

O projecto de ampliação agora em curso retoma esta concepção, acrescentando cerca de 33 metros a cada um dos pisos 3 a 10, actualmente de 99 metros de comprimento por 15 de largura. Tal representa um acréscimo de cerca de 6 300 m2 que proporciona a possibilidade de acolher mais de um milhão de livros.

Por outro lado, os sistemas tecnológicos instalados na torre desde a sua construção - sistemas eléctrico, anti-intrusão, anti-incêndio, refrigeração e controlo das condições de temperatura e humidade - já se encontram degradados e ultrapassados tecnicamente, não respondendo às actuais exigências de preservação das espécies bibliográficas. Logo que esteja concluída a fase de ampliação, iniciar-se-á uma intervenção profunda no edifício existente que implicará a integral substituição de todos os sistemas técnicos, ficando, assim, todo o edifício dotado de equipamentos actualizados que não só garantirão rigorosas condições de conservação como também maior facilidade de gestão.imagem6-thumb

No aspecto de reforço de segurança, a obra prevê a construção de uma casa-forte subterrânea, destinada às espécies mais valiosas e raras das colecções da BNP. Com cerca de 600m2, este equipamento contemplará, para além das condições de preservação e conservação e anti-incêndio, requisitos especiais de controlo de acesso, de anti-intrusão, anti-sismo e facilidades de evacuação rápida.

Finalmente, a melhoria mais directamente visível para o público que frequenta a BNP será o novo espaço de leitura situado sob a nova construção, ao nível térreo e com comunicação com a actual Sala de Leitura Geral, fazendo uso da mesma coluna de comunicações verticais com os depósitos. Para este novo espaço, com mais de 1 000 m2, serão deslocados os serviços de leitura de colecções especiais como a Cartografia, Iconografia e Música, jornais de grande formato, o acesso a recursos electrónicos, etc., actualmente instalados noutras zonas do edifício. Esta solução, para além de ser mais funcional para os leitores, que não terão de se deslocar a diversos pontos do edifício para consultar esses materiais, permitirá também rentabilizar os serviços de atendimento.

A obra, projectada por Pardal Monteiro Arquitectos, foi adjudicada à Sociedade de Construções H. Hagen pelo montante de € 9.656.465,04, com IVA incluído, tendo um prazo de execução previsto de 1 020 dias.