Print E-mail
banner_livro_livre

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Fax 21 798 21 38
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

ENTRADA LIVRE

 

HORÁRIO:
Dias úteis: 10h - 19h
Sábados: 10h -17h
Encerra domingos e feriados

 


A Génese do Livro “Livre”, José Oliveira Baptista

EXPOSIÇÃO | 30 de Outubro a 29 de Novembro de 2008 | Galeria | Entrada livre
Inauguração: 30 de Out.
de 2008 | 18h00

 

Na sequência do lançamento editorial pela Guimarães Editores, cuja apresentação esteve a cargo de E.M. Melo e Castro, esta exposição visa mostrar o processo criativo que presidiu à elaboração do livro “Livre”, trazendo ao público os materiais que o concretizam: vídeos, manuscritos, fotografias e o próprio livro.

É a primeira obra literária deste autor, José Serzedello de Oliveira Baptista, que nasceu em Tomar em 1972. Estudou Arquitectura Paisagista e investigou em Londres sob orientação do arquitecto Michael Lancaster, um reputado ‘colour consultant’ do Royal College of Art. Construiu e fez manutenção de jardins. Foi redactor publicitário na Young & Rubicam. Recebeu prémios nacionais e internacionais nesta área. É vice-presidente da Myos.

A obra é, na perspectiva do autor, interpretado da seguinte forma: “‘Livre’ é um livro gráfico cujos exercícios buscam, de diversas formas, explorar o potencial semântico, visual e sonoro da Escrita. São resultado de um jogo que sublinha o carácter polissémico daquela e onde se podem esperar, espera-se, surpresa, reflexão e o esboçar de alguns sorrisos.”

Excerto do prefácio por E. M. De Melo e Castro: “Este livro / Livre perfaz-se e abre-se, tal ‘Caixa de Pandora’ da poesia visual do século XXI, entre pensamentos que morrem mal se corporizam em palavras (A.S.) e cada palavra desaparece logo que começo a pensar sobre as coisas (J.H.).”