Ajuda Library
Print E-mail

 


Biblioteca da Ajuda

Palácio Nacional da Ajuda

1349-021 Lisboa

Portugal

 

Tel. / Fax  21 3638592

 

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

CATÁLOGO ONLINE

 

Música

 

A Colecção de Música da Biblioteca da Ajuda cobre, cronologicamente, um período de sete séculos e é considerada, pela riqueza e raridade do seu espólio, como uma das mais valiosas do país, abrangendo milhares de espécies - 2.950 códices e 10.200 documentos avulsos - entre manuscritos e impressos.

O acervo musical é constituído, para além de espólios e espécies avulsas de particulares oferecidas ou adquiridas pela Biblioteca, por espécies provenientes do arquivo musical dos Serenins Reais, cujo fundo constitui a mais completa colecção de partituras de Óperas, Serenatas e Oratórias Italianas, da segunda metade do séc. XVIII, em todo o mundo e que foram executadas nos Teatros Reais da Ajuda, Queluz e Salvaterra, bem como nas Reais Capelas da Bemposta, Necessidades e Patriarcal da Ajuda.

Engloba, igualmente, o espólio musical de D. Luís I, incluindo composições deste mesmo Soberano, e muitos autógrafos inéditos, oferecidos por compositores ao Monarca.

De referir também o grande número de autógrafos de compositores portugueses dos quais se destacam João Domingos Bomtempo, Marcos Portugal, Luciano Xavier dos Santos, José Joaquim dos Santos, Manuel Inocêncio Liberato dos Santos, Emílio Lai, Artur Napoleão, entre outros.

Da colecção faz igualmente parte um núcleo de libretos que,  apesar de conter apenas cerca de 200  títulos, é variado e valioso. Nele se podem encontrar os libretos do Teatro Nacional de S. Carlos, que vão desde a sua inauguração em 30 de Junho de 1793 até 1880, bem como os do Teatro da Rua dos Condes, antepassado do cinema Condes.

Obras de referencia:
♦  Catálogo de música manuscrita/ Mariana Amélia Machado dos Santos
♦  Catálogo de Libretos da Biblioteca da Ajuda / Maria da Conceição Carvalho Geada
♦  Flores de música da Biblioteca da Ajuda / Mariana Amélia Machado dos Santos