Versão para impressão Enviar por E-mail
pormenor pauta

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal


Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68 / 21 38
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

 


Espólio de António de Oliveira e Silva

ASSINATURA DO TERMO DE DOAÇÃO À BNP | 14 de Janeiro de 2008 | 16:30h | Sala do Conselho | Entrada Livre


antonio_oliveira_silva_thumbAntónio de Oliveira e Silva (1933-2005) fez os seus estudos musicais no Conservatório de Música do Porto (composição, clarinete, violino e viola de arco); concluiu o curso deste último instrumento no Conservatório de Lisboa. Dedicou-se ainda a estudos de música antiga e de interpretação de música barroca com vários professores de renome internacional (como Marie Leonhardt ou Jordi Savall).

Integrou várias orquestras portuguesas, bem como diversos agrupamentos de música de câmara, tendo-se apresentado em concertos e participado em gravações (Rádio, Televisão e disco) em vários países.

Leccionou as classes de violino, viola de arco e música de câmara no Conservatório de Castelo Branco; na Escola de Música do Conservatório Nacional e, na Covilhã, na Escola Profissional de Artes da Beira Interior.

Colaborou no Expresso, no boletim Música e Músicos (Sindicato dos Músicos) e no boletim da Escola de Música do Conservatório Nacional, bem como em imprensa regional do concelho de Estarreja. Foi um colaborador activo do Sindicato dos Músicos, cujos corpos sociais integrou por diversas vezes.

O conjunto documental agora doado à Biblioteca Nacional de Portugal, é constituído por um núcleo monográfico, abrangendo temas como história da Música, história e construção de instrumentos, dicionários de música, de instrumentos e escritos de diversos compositores e por um núcleo de partituras que reflecte essencialmente a sua actividade como instrumentista de câmara e como pedagogo. E, ainda, pela partitura manuscrita (cópia do século XVIII) da cantata La Danza (texto de Metastasio), do compositor italiano radicado em Portugal, David Perez (1711-1778), particularmente significativa por não constar da lista de obras conhecidas desse autor.