Edições
Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Área de Gestão Editorial
Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

Tel. +351 217 982 089

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

ISBN 978-972-565-432-3

Preço: € 18,17
6% de IVA incluído

 

ENCOMENDAR ESTE TÍTULO

 

 

 

Outrass publicações normativas

Manual UNIMARC: formato autoridades


IFLA; trad. Grupo de Trabalho UNIMARC/Autoridades; actual. Albertina Melo Marcos da Silva; rev. técnica Rosa Maria Galvão, Maria Inês Cordeiro, Margarida Lopes. Lisboa: BNP, 2008. 309 p. (Publicações técnicas)

capa_manual_unimarc_autoridades_med

O UNIMARC é hoje uma norma fundamental à produção e gestão de informação bibliográfica e de autoridade das bases de dados de praticamente todas as bibliotecas portuguesas, fazendo também parte integrante das matérias de preparação e formação contínua dos profissionais da informação, tanto a nível médio como a nível superior.

 

O Manual UNIMARC: formato autoridades faz parte do grupo de formatos UNIMARC interdependentes e é a tradução portuguesa da segunda edição revista e aumentada do UNIMARC Manual: authorities format, publicado pela IFLA, em 2001. A presente edição portuguesa vem actualizar a edição da Biblioteca Nacional, publicada em 1989.

 

Às bibliotecas que já produzem os seus registos bibliográficos, utilizando o formato UNIMARC bibliográfico, este manual fornece as regras para que possam proceder também ao controlo adequado dos pontos de acesso (autor, título, assunto, etc.), permitindo-lhes estruturar, de forma normalizada e compatível, a respectiva informação de autoridade, o que potencia a partilha desses dados e contribui para a prestação de uma informação mais consistente ao utilizador dos catálogos.