Edições
Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Área de Gestão Editorial
Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

Tel. +351 217 982 089

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

ISBN 978-972-565-426-2

 

Publicação esgotada

Disponível em linha

 

Informação sobre a exposição

 

Sphaera mundi - a ciência na Aula da Esfera: manuscritos científicos do Colégio de Santo Antão nas colecções da BNP

Org. Biblioteca Nacional de Portugal; comis. cient. Henrique Leitão; coord. Lígia Martins; estudos Henrique Leitão... [et al.]; apresent. Jorge Couto . Lisboa: BNP, 2008. 247, [1] p: il. color.; 25 cm (Catálogos)

 

Capa da publicação

A Aula da Esfera do Colégio de Santo Antão foi uma das mais marcantes instituições de ensino e de prática científica em Portugal, tendo sido, durante quase dois séculos, o principal centro de formação dos quadros técnicos e científicos (cosmógrafos, engenheiros, etc.) de que o país necessitava.

 

Integrada na vasta rede supranacional de centros de ensino da Companhia de Jesus, foi também o local de passagem de professores das mais variadas proveniências, o foco de intercâmbio com os mais avançados centros científicos da Europa, a porta de entrada em Portugal dos mais importantes descobrimentos da nova ciência.

 

O catálogo da exposição Sphaera Mundi: A Ciência na Aula da Esfera procura dar uma imagem da vitalidade e riqueza desta singular instituição científica, em áreas tão diversas como a matemática, a astronomia, a cosmografia, a estática e a hidráulica, a óptica, a engenharia militar, a construção de instrumentos, etc., bem representadas na colecção de manuscritos da BNP.