Edições
Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Área de Gestão Editorial
Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

Tel. +351 217 982 089

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

ISBN 978-972-565-430-9

Preço: € 20,19

6% de IVA incluído

 

ENCOMENDAR ESTE TÍTULO


Consultar um excerto da obra

(Pdf - 250Kb)

Cartas do Rio de Janeiro: 1811-1821


MARROCOS, Luís Joaquim dos Santos, 1781-1838; coord. Elisabet Carceller Guillamet; pesq. e rev. Maria Conceição Geada; transc. e índices Cristina Pinto Basto, Elisabet Carceller Guillamet. Lisboa: BNP, 2008. 564, [4] p.: il. (Fontes)

 

Capa da publicação

A Biblioteca da Ajuda conserva no seu acervo a correspondência particular do ajudante da Biblioteca Real Luís Joaquim dos Santos Marrocos, encarregue de acompanhar a segunda remessa de livros que, em 1811 e por ordem de príncipe regente D. João, foi para o Brasil a bordo da Fragata Princesa Carlota.

No Rio de Janeiro converte a rotina em matéria de escrita, relatando, regularmente, ao pai e à família, episódios, notícias e acontecimentos da época. Esta copiosa documentação pessoal pode considerar-se um testemunho raro e uma fonte extraordinária para o estudo da sua condição histórica e da de outros homens e mulheres seus contemporâneos.

 

Os quadros sociais da memória de Luís Joaquim dos Santos Marrocos e as contingências que ditam o seu papel de observador dos Grandes, da corte e do governo, e da gente comum e seus hábitos sociais fazem dele um protagonista oculto de acontecimentos colectivos e um narrador comprometido, com muitas histórias para contar. Mais do que dar a conhecer um modo de ser e uma forma de estar, as cartas trazem à superfície um conjunto de factos em processo de acontecer.

Este conjunto epistolar é constituído por um total de 206 documentos, entre cartas e anexos, escritos entre Abril de 1811 e Março de 1821. Todas as cartas foram enviadas do Rio de Janeiro, à excepção da primeira, escrita ainda durante a viagem e deixada no correio em Cabo Verde. O principal destinatário das mesmas foi o pai, com 165 cartas do conjunto; das demais, 23 foram para a irmã, uma para seu tio, Luís Joaquim Fernandes, e a remanescente documentação é formada por anexos, cópias e segundas vias.

Com esta edição integral queremos disponibilizar este acervo a um público alargado, como se apura pelos critérios escolhidos para a presente edição, que visa proporcionar uma leitura fácil das cartas.