Print E-mail
ordem_do_carmo_banner

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 


Importante códice sobre o Convento do Carmo, de Lisboa, adquirido pela BNP

 

SÁ, Manuel de, 1674-1735, O. C.

Noticias do Real Conv[en] do Carmo de L[i]x[bo]a occid[ent]al extraidas de varios livros impressos e manuscritos, reduzidas a forma historica pello Presentado Frei Em[anu]el de Sa . No anno de 1721. – [17--]. – 78, 1 f. ; 30 cm.
BNP IL. 238.
Noticias do Real Conv[en] do Carmo de L[i]x[bo]a occid[ent]al extraidas de varios livros impressos e manuscritos
Foi adquirido em leilão (Maio de 2006), ao livreiro Pedro de Azevedo, um valioso manuscrito com informação histórica relevante sobre o Convento do Carmo de Lisboa, da Ordem dos Carmelitas Calçados, e sobre o seu fundador, o Condestável D. Nuno Álvares Pereira.

O autor, Fr. Manuel de Sá, desempenhou cargos importantes na referida Ordem, para além de ter sido Qualificador do Santo Ofício, Examinador das Três Ordens Militares, Consultor da Bula da Cruzada e membro da Academia Real da História. Trata-se de obra rara, não referenciada por Barbosa Machado e Inocêncio F. da Silva, os quais, no entanto, citam outras obras deste autor, igualmente importantes para o conhecimento da história daquela Ordem em Portugal. Escrito em caligrafia cuidada, de tradição humanista, o códice, encontra-se decorado com grande número de desenhos à pena, alguns aguarelados e de página inteira, da maior relevância para a reconstituição do interior da igreja em época anterior ao terramoto de 1755.

Os motivos da iluminura, para além de elementos heráldicos, inscrições e monumentos funerários, contemplam desenhos de página inteira da capela-mor, da sacristia, bem como um retrato do Condestável e respectivo epitáfio. O valor histórico e bibliográfico do manuscrito é ainda maior pelo facto de conter no final acrescentos ao texto, da mão do grande bibliófilo e bibliógrafo José Maria Nepomuceno, penúltimo possuidor do códice. Proveniente da biblioteca de Bernardino Ribeiro de Carvalho, ostenta o seu super-libros, gravado a ouro na pasta anterior.