Print E-mail
e3_153_0073_51_t0_banner.jpg

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 


Importante caderno manuscrito de Fernando Pessoa adquirido pela BNP


Importante Manuscrito de Fernando Pessoa (Caderno)

Um importante manuscrito de Fernando Pessoa foi adquirido, em Novembro de 2007, pela Biblioteca Nacional de Portugal. Conhecido até agora de poucos estudiosos, que o consultaram em casa de familiares do poeta, passa a incorporar o Espólio pessoano da BNP (Esp. E3 do Arquivo de Cultura Portuguesa Contemporânea), onde será disponibilizado à leitura. Este caderno já tinha sido anteriormente apresentado na parte documental da exposição Fernando Pessoa – Poète Pluriel, realizada no Centro Georges Pompidou, em Paris (Blanco, Colóquio Letras, Nov. 1985, p. 27).

 

Trata-se de uma caderno de capa de pano verde e cantos e lombada de carneira, com título na etiqueta da capa: «Contas correntes» tendo mais abaixo, em letra muito miudinha, a assinatura «F. Pessôa». Este título repete-se na lombada e um outro título surge na folha de rosto: «Sonetos | Lendas ! etc », nenhum deles correspondendo de facto ao conteúdo do caderno.


Este manuscrito, que utiliza vários instrumentos de escrita, a tinta e o lápis, inclui temas muito variados, que ocupam 89 páginas das 73 folhas que constituem actualmente o caderno (uma folha está solta e seis pestanas sinalizam as folhas que foram arrancadas): listas de projectos de escrita, listas de livros a ler ou adquirir, em inglês e em latim, poemas em inglês, alguns assinados «C. R. Anon» (versões de poemas depois atribuídos ao heterónimo Alexander Search), por vezes cancelados com a indicação «copied», notas sobre versificação inglesa e várias listas de poemas seguidos das respectivas datas. Os textos do caderno foram redigidos fundamentalmente em 1903-1904, quando Pessoa se encontrava na África do Sul, embora uma das últimas páginas esteja datada de «7 March 1909». O caderno foi, pois, manuscrito em Durban e em Lisboa, e abarca um período bastante amplo da biografia pessoana, designadamente esclarecendo aspectos da génese do heterónimo pessoano Alexander Search e documentando os anos formativos de Fernando Pessoa.

 
Acquisitions