Versão para impressão Enviar por E-mail
res_4491_v_y_rosto_t0_banner.jpg

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 


Raríssima edição portuguesa de livro sobre espingardaria publicado na Flandres adquirida pela BNP


STOOTER, Johan, 16---17--
Spingardeiro com conta, pezo, & medida, que refuta desproporçoes. Ou exactas spiculaçoes, e experiençias, observadas & feitas, com conta, pezo, & medida. A & de [sic] cannos de spingardas, coronhas, polvoras, ballas, & muniçam, que porêm naõ trata da forja, nem o forjar. & O â & [sic] dependente de tudo, com curiozidade explicado, & feito, emriquecido de delineaçoes & figuras / par Joaõ Stooter, natural de Anveres... – Em Anveres : por Henrico & Cornelio Verdussen, 1719. – [8], 82, [16] p. : il ; 4º (24 cm). - Inocêncio 10, 363, BM 230, 98
BNP RES.4491 V.

Foi adquirido em leilão (Novembro de 2007), ao livreiro Pedro de Azevedo, uma raríssima edição em língua portuguesa de um tratado de espingardaria da autoria de Johan Stooter, Raríssima edição Portuguesa de livro sobre Espingardaria editado na Flandresde origem flamenga.

Sobre o autor, pouco se sabe, presumindo-se que terá nascido em Antuérpia entre os séculos XVII e XVIII. Foi lapidador de diamantes e, durante vinte e seis anos, homem de negócios em Lisboa, onde certamente terá aprendido a língua portuguesa.

No que se refere às obras publicadas deste autor, Stooter escreveu também a Arte de brilhantes vernizes, & das tinturas... igualmente editada em português, e publicada em Antuérpia, em 1729.

A obra agora adquirida em leilão, intitulada: Spingardeiro com conta, pezo, & medida foi impressa em Antuérpia, por Henrico e Cornelio Verdussen, em 1719. Trata-se de um manual de espingardaria, constituído por vinte e nove capítulos.

Esta espécie bibliográfica apresenta um rico frontispício gravado a talhe-doce, tendo ao centro o título e a indicação do autor, encimado pelas armas reais portuguesas, sendo enquadrado por moldura com representação de vários animais de caça e diversas armas destinadas a práticas venatórias.

O frontispício e as restantes gravuras que ilustram a obra têm na base as seguintes subscrições: “Joañ Stooter inv.” e “Petrus B. Bouttats, fec.”.

De acordo com as pesquisas efectuadas, esta espécie bibliográfica não constou dos catálogos de leilões efectuados ao longo do século XX.