Print E-mail
banner_alexandre_pinheiro_torres

 

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83
1749-081 Lisboa
Portugal

Tel. 21 798 20 00
Fax 21 798 21 40
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

 

 

 

Aquisição pela BNP de parte significativa do Espólio de Alexandre Pinheiro Torres


pinheiro_torresA Biblioteca Nacional de Portugal adquiriu parte do Espólio do Escritor Alexandre Pinheiro Torres (1923-1999), poeta da chamada segunda geração neo-realista, ensaísta, ficcionista, crítico literário, tradutor, historiador de Literatura e professor. Licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – depois de um bacharelato em Ciências Físico-Químicas pela Universidade do Porto –, iniciou a actividade profissional no ensino técnico em Portugal. Posteriormente integrou o corpo docente da Universidade de Cardiff, no País de Gales, onde leccionou literatura portuguesa, brasileira e literaturas africanas de expressão portuguesa.

Nascido em Amarante, Pinheiro Torres residiu em S. Tomé – país que lhe concedeu o título de Cidadão Honorário – Póvoa de Varzim, Porto e Lisboa, experiências que transpôs para a sua obra literária como memórias de infância e adolescência, sátira aos ridículos nacionais ou notas picarescas. Fixou-se em Cardiff, a partir de 1966, opção marcada pelo exílio a que se viu forçado na sequência da atribuição do Grande Prémio de Novelística, da Sociedade Portuguesa de Escritores, a Luuanda, de Luandino Vieira, em 1965. Membro do júri, com Augusto Abelaira e Manuel da Fonseca, foi perseguido pelo Estado Novo e afastado do ensino. Aceita então o convite para integrar o corpo docente daquela Universidade do País de Gales, como assistente no Departamento de Estudos Hispânicos, onde se viria a tornar Professor Catedrático de Literatura Portuguesa e Brasileira (1976) e onde criou, em 1970, a primeira cadeira de Literatura Africana de Língua Portuguesa em universidades inglesas.

O acervo agora adquirido pela BNP aos herdeiros tem reserva de consulta e é constituído por correspondência de autores portugueses – José Gomes Ferreira, Manuel Ferreira, Fernando Namora, José Cardoso Pires, Carlos de Oliveira, Álvaro Salema, Jacinto Prado Coelho, Vergílio Ferreira, Jorge de Sena, Eduardo Lourenço, Eugénio de Andrade, Alexandre O’Neill, Alves Redol, Urbano Tavares Rodrigues e Alfredo Margarido, entre outros. Também estão presentes cartas trocadas com as editoras portuguesas – Moraes Editores, Plátano Editora, Portugália Editora, Editorial Inova, Publicações Dom Quixote ou Editorial Caminho – bem como algumas fotografias, registos de eventos em que Pinheiro Torres participou com outros intelectuais portugueses.

Os manuscritos foram adquiridos, há vários anos, pela Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, juntamente com a biblioteca do Escritor.