Print E-mail
Save Save
banner_exposio_eduardoloureno_26mar24

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Tel. 21 798 20 00
This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas

Tel. 217982167 / 217982424

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

Folha de sala [PDF]

 

 

Cartaz

 

 

cei_site

 

100eduardoloureno_site

 

 

 

Apoio

Projeto UIDB/00214/2020

 

fct_2022


A caminhar para o princípio
Eduardo Lourenço - 100 anos
EXPOSIÇÃO | 26 mar. - 26 jun. '24 | Sala de Exposições - Piso 2 | Entrada livre

eduardo_loureno_1

A Biblioteca Nacional celebra o centenário do nascimento de Eduardo Lourenço, o mais conhecido intelectual português, com uma exposição centrada no seu espólio.

 

O que serve de conceito a esta exposição é um apontamento redigido em francês e uma imagem. No apontamento, Lourenço fixou em francês um sentido algo circular para a marcha da vida: «Pour moi il [est] trop clair que nous marchons dès le commencement vers notre commencement». Esta ideia de que à medida que vivemos vamos regressando a um princípio sem forma precisa fica bem patente numa fotografia tirada por Silvia Seova. A imagem representa Eduardo Lourenço, fixado de costas e na companhia de um cão, a caminhar na direção de um túnel, sobre o qual os arbustos e as árvores deixam entrever, a meio, a parte cimeira de uma casa.

 

Foram esta imagem e aquele apontamento a indicar o caminho para a conceção da exposição: apresentar um percurso cronológico às avessas, desde o nosso presente, marcado pela ausência do homem cujo centenário celebramos e pela partilha da documentação que deixou, até ao seu nascimento. A exposição desenrola-se assim, por regressão, através dos núcleos designados Espólio, Século XXI, Anos 90 a Anos 50, até chegarmos a Princípio e Formação.

 

Cada núcleo baseia-se em documentos do espólio: em apontamentos pessoais, em textos ensaísticos, mas também literários de Eduardo Lourenço, na correspondência recebida de várias figuras marcantes da cultura e da política portuguesas e em fotografias. Estas últimas traçam um percurso no qual Lourenço começa por ser um intelectual crescentemente estimado até se tornar uma estrela mediática. Com estes documentos do espólio dialogam na exposição os muitos livros que foi publicando ao longo da vida.

 

 

 

VISITAS GUIADAS

 

Todas as visitas guiadas às exposições em exibição na Biblioteca Nacional de Portugal são de entrada livre, mas sujeitas a inscrição prévia, através de manifestação de interesse para o email  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it .

 

29 abr. | 14h30 | com João Dionísio
20 maio | 18h00 | com João Dionísio

12 jun. | 18h00 | com João Dionísio