Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
banner_transmat

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

transmat_site_prancheta_1

 

18out_ihc_logo_site

 

in2past_logo_site

 

fcsh_2019

 

18out_uvora_logo_site


18out_fct_logo_site_1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

TRANSMAT-IN2PAST

Objetos Culturais Coloniais: experiências europeias de

conhecimento, retorno e reparações

SEMINÁRIO | 6 dez. '23 | 16h00 - 18h30 | Auditório | Entrada livre
A sessão será também transmitida via zoom.

6dez23_lucas lixinski_150

 

Neste seminário, Lucas Lixinski (Univ. Nova Gales do Sul, Austrália), focar-se-á nos debates atuais sobre objetos culturais com proveniência ligada a períodos coloniais.

 

Usando uma diversidade de enquadramentos teóricos, mostrará as premissas e falhas de argumentos e discursos jurídicos sobre esses temas.

 

A tese principal da palestra, que informa um livro que Lixinski está terminando, é que qualquer discussão sobre o retorno desses objetos exige mais do que simples atos de retorno. Exigem-se medidas de produção de conhecimento histórico, e debates vigorosos sobre o património cultural não como uma relíquia estática do passado, mas como um vetor de relações sociais e políticas sobre a sociedade que queremos para o futuro.

 

 

6dez23_lucas lixinski_capa livro_150

Sobre Lucas Lixinski

Professor Titular da Faculdade de Direito e Justiça da Universidade de Nova Gales do Sul (Sydney, Austrália), Lucas Lixinski é um especialista mundial em temas de direito do património cultural, tendo mais de 130 publicações científicas nessa área.

 

Os seus trabalhos foram amplamente divulgados nas principais editoras e periódicos do mundo anglófono. O seu último livro foi publicado pela Cambridge University Press, em 2021, com o título Legalized Identities: Cultural Heritage Law and the Shaping of Transitional Justice.

 

Foi Vice-presidente da Associação de Estudos Críticos do Património Cultural (Association of Critical Heritage Studies), e rapporteur do comité sobre participação na gestão global do património cultural da Association de Droit International.


 

 

 


Organização: Catarina Simões, Liliana Caldeira e Maria Figueira (TRANSMAT - IHC, Universidade de Évora / IN2PAST - Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território).


Moderação: Elisabete Pereira (TRANSMAT - IHC, Universidade de Évora / IN2PAST - Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território).

 

 

O IHC é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projectos UIDB/04209/2020, UIDP/04209/2020 e LA/P/0132/2020. TRANSMAT - Transnational materialities (1850-1930): reconstituting collections and connecting histories (FCT - PTDC/FER-HFC/2793/2020)

 
Agenda