Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
banner_azulejos_4dez

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982157/67 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

editorauea_site_prancheta_1

 

segundaoficina_site_prancheta_1

 

lab_music_hist_branco

 

ppg_la_site

 

capes_site

 

fapeam_site

 

 

Música para tecla solo de

José Maurício Nunes Garcia e Marcos Portugal

retrato_de_jose_mauricio_nunes_garcia_150px

LANÇAMENTO | 4 dez. '23 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

 

O volume agora apresentado (Coleção Clinâmen, editora Universidade Estado do Amazonas) oferece a obra integral de música para tecla solo de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) e Marcos Portugal (1762-1830).

 

Complementam o volume alguns textos introdutórios que nos dão os dados biográficos dos dois compositores e fazem a contextualização e a análise da difusão das suas obras, bem como três capítulos, que elencam e analisam o repertório musical oferecido: o primeiro capítulo versa sobre a música para tecla de José Maurício Nunes Garcia; o segundo aborda as schemata presentes nas suas Fantazias; e, o terceiro trata das composições para tecla de Marcos Portugal.

 

No seguimento destes textos são apresentadas, na íntegra, as partituras das obras para órgão, cravo e pianoforte de José Maurício Nunes Garcia e Marcos Portugal que chegaram até aos nossos dias. Todas as partituras foram transcritas a partir de manuscritos coevos, ou o mais próximos do período de vida dos compositores. Edições modernas, quando existentes, não foram consideradas.

 

A importância para a história do repertório para tecla no Brasil e o facto de várias destas obras nunca terem sido editadas, a dificuldade de encontrar edições com mais de duas ou três décadas, frequentemente de difícil e caro acesso, justificam a necessidade e a relevância desta compilação integral da música para tecla, dos dois principais compositores do período joanino na corte tropical. Com esta edição, pretende-se contribuir para a difusão da música para tecla mais antiga, produzida no Brasil, que chegou até nós.

 

Organização e apresentação de Mário Trilha e Márcio Páscoa.