Versão para impressão Enviar por E-mail
Save Save
banner_site_26out

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982157/67 e 217982434

 

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

Programa (PDF)

 

 

 

cria_logo_site

 

nova_fcsh_logo_site

 

in2past_logo_site

 

fct_logo_site_1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Encontro em torno da obra de João Leal

Festa, Antropologia, Nação e Migrações

ENCONTRO I 26 out. '23 I 09h30-18h30 I Auditório I Entrada livre

 

O antropólogo João Leal é autor de várias investigações que marcaram as ciências sociais portuguesas nas últimas décadas, nomeadamente no campo da antropologia e da sua história, tendo os seus terrenos se estendido dos Açores até países como o Brasil, os EUA ou o Canadá. O seu trabalho de campo e a escrita mantiveram sempre um diálogo estreito com a atividade docente no ISCTE e na NOVA FCSH, destacando-se ainda o seu contributo para a fundação da revista Etnográfica e do Centro em Rede de Investigação em Antropologia. Chegou o momento de organizarmos um encontro que expressa a nossa amizade e agradecimento.

 

Organização: CRIA, IN2PAST, Departamento de Antropologia da NOVA FCSH


Comissão organizadora: Sónia Vespeira de Almeida, Maria José Lobo Antunes, Catarina Alves Costa, José Mapril, Catarina Mira, José Neves, Marta Prista


Fotobiografia: Catarina Alves Costa (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST), Rodrigo Lacerda (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST)


Exposição bibliográfica: José Mapril (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST), José Neves (IHC-NOVA FCSH / IN2PAST), Sónia Vespeira de Almeida (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST)

 

 

Programa

 

09h30 Um percurso na docência e investigação

Sónia Vespeira de Almeida (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST)

Amélia Frazão Moreira (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST)

Filipe Verde (CRIA-ISCTE / IN2PAST)

 

 

10h00    História da Antropologia em Portugalantropologia_em_portugal_150px

João Leal é o antropólogo que mais claramente se destaca como historiador da disciplina em Portugal. As suas aproximações à história da antropologia portuguesa têm início com os prefácios às reedições dos etnógrafos dos finais do século XIX e do início do século XX, publicadas pela coleção Portugal de Perto (D. Quixote). Destacam-se posteriormente os livros Etnografias Portuguesas (1870-1970), Cultura Popular e Identidade Nacional (2000), Antropologia Portuguesa, Mestres, Percursos e Tradições (2006) e, mais recentemente, a investigação sobre dimensões menos conhecidas da obra de Jorge Dias. Na sua reflexão sobre autores e temas que marcaram o percurso histórico da Antropologia, João Leal sublinha as influências teóricas, as interlocuções com a antropologia internacional e a relação da antropologia portuguesa com a identidade nacional.

 

Moderação: Ricardo Roque (ICS-ULisboa)

Participantes: Nélia Dias (CRIA-ISCTE / IN2PAST), Mariana Correia (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST), Diogo Ramada Curto (IPRI-NOVA FCSH), José Manuel Sobral (ICS-ULisboa).

 

 

Coffee break

 

 

11h30    Festa, Ritual e Performancefestas_do_esprito_santo_nos_aores_150px

Ao longo do seu percurso, João Leal dedicou-se ao estudo da festa e do ritual, primeiro a partir do caso das Festas do Espírito Santo nos Açores, na América do Norte e no Brasil e, depois, nas articulações entre o culto do divino e o tambor de mina em São Luís do Maranhão. O ‘trabalho da festa', argumenta, é produzir o religioso e o social e, simultaneamente, revela uma tensão entre unidade e diversidade. A sua reflexão analisa as práticas rituais, as suas mudanças e reconfigurações (com base em ideias de autenticidade, de hibridismo e de património), mas também como estas (re)constroem o social, num sentido performativo, de fazer e refazer pertenças, coletivos e sociabilidades.

 

Moderação: Fernando Florêncio (CRIA-UC / IN2PAST)

Participantes: Justine Lemahieu, Miguel Vale de Almeida (CRIA-Iscte / IN2PAST), Pedro Antunes (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST), Teresa Fradique (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST).

 

 

Almoço livre

 

 

14h30    Inquéritos ao Popularrevista_etnografica_150

Em diferentes publicações, João Leal revisitou o fascínio pelo popular a partir das guerras culturais em torno da arquitetura popular. Etnógrafos, agrónomos, arquitetos e antropólogos, mostrou o autor, divergiram no modo de olhar estas arquiteturas, expressão ora de identidade ora de miséria, ora de modernidade ora de produção rural. Construíram, assim, um novo campo de inquirição, para o qual o exercício de síntese e o olhar transversal de João Leal contribuíram na consolidação e na inspiração de novos trilhos abertos pela desruralização e emigração, pela patrimonialização e turistificação, e pela produção de novos populares.

 

Moderação: Maria Manuel Quintela (ESEL, CRIA- ISCTE /IN2PAST)

Participantes: Ana Saraiva (DGPC, CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST), Frederico Ágoas (CICS.NOVA FCSH), Marta Prista (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST), Victor Mestre (arquiteto/investigador independente).

 

 

15h30    Migrações, Transnacionalismo, Circulaçõeso_culto_do_divino_150px

Desde a sua primeira etnografia, nos Açores, que João Leal se deparou com a importância da emigração nas dinâmicas religiosas e rituais em Santa Maria. Nas décadas seguintes alargou o seu terreno para incluir estudos sobre a emigração açoriana na América do Norte e no Brasil onde estudou a transformação dos rituais em contextos imigratórios, mas também questões de etnicidade e de produção do social. Um dos seus principais contributos foi certamente o estudo da relação entre transnacionalismos e as dimensões religiosas e rituais das vidas dos seus interlocutores.

 

Moderação: Patrícia Alves de Matos (CRIA-ISCTE / IN2PAST)

Participantes: Amaya Sumpsi (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST), Filomena Silvano (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST), José Mapril (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST), Maria José Lobo Antunes (ICS-ULisboa), Miguel Moniz (ICS-ULisboa).

 

 

Coffee break

 

 

17h00    Pastoral e Contra-pastoraletnografias-portuguesas-1870-1970_150px

Em 2000, a Dom Quixote publicava Etnografias Portuguesas (1870-1970). Cultura Popular e Identidade Nacional, livro de João Leal que se debruça sobre as aproximações antropológicas à cultura popular de matriz rural e que, simultaneamente, analisa e problematiza a importância desta matriz para diferentes tematizações da identidade nacional portuguesa. Interpelando a antropologia, em diálogo estreito com outras disciplinas, a obra constituiu-se como uma referência para investigações sobre assuntos tão variados como o folclore, o cinema, o turismo, o paisagismo ou a política, abrindo avenidas de reflexão para as atuais reconfigurações da ruralidade.

 

Moderação: Nuno Domingos (ICS-ULisboa)

Participantes: Catarina Alves Costa (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST), Catarina Belo, José Neves (IHC-NOVA FCSH / IN2PAST), Sónia Vespeira de Almeida (CRIA-NOVA FCSH / IN2PAST), Vera Alves (IHC-NOVA FCSH / IN2PAST).

 

 

18h30    Encerramento