Versão para impressão Enviar por E-mail
frei_luis_sousa_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

imprensa_nacional

 

 

 

 

 

 

 


Coleção Edição Crítica das Obras de Almeida Garrett

Frei Luís de Sousa

LANÇAMENTO | 24 nov. '22 | 18h00 | Auditório | Entrada livre


 

frei_luis_sousa_capaA edição deste texto, bem conhecido da maioria dos portugueses, pois é, desde há várias décadas, de leitura obrigatória no ensino secundário, enquadra-se na edição crítica das obras completa de Almeida Garrett, que o Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra vem realizando e a Imprensa Nacional - marca editorial da INCM - vem editando.

 

Trata-se do mais importante texto dramático do romantismo português, levado aos palcos pela primeira vez em 1843, e cuja única edição crítica, até hoje, era a de Rodrigues Lapa, publicada pela Seara Nova, em 1943.

 

Nesta edição, para além do texto, são objeto de fixação crítica o prólogo, dito dos editores; a memória da apresentação realizada no Conservatório Real; as notas e o apêndice com o juízo crítico de Rebelo da Silva; incluindo-se ainda os apontamentos preparatórios e os rascunhos da «Memória» e do drama, numa reprodução do texto que preserva de perto as características gráficas da escrita garrettiana.

 

Com preparação de João Dionísio, a presente edição destina-se, nas palavras da atual coordenadora da coleção, Maria Helena Santana, "(...) a leitores exigentes, é que, oferecendo-lhes um texto estabelecido com preocupação do rigor ecdótico e da oferta da máxima informação conseguida sobre a maturação por que passou nas mãos do autor, ela se torne, para os estudiosos da literatura e da língua, um instrumento de trabalho seguro e enriquecedor, digno do lugar axial que Garrett ocupa no património das nossas Letras e da nossa Cultura" (do preâmbulo da obra, pág. 10).

 

 

Sobre o editor


João Dionísio é Professor de Literatura Portuguesa e de Crítica Textual na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e investigador do Centro de Linguística da mesma universidade (CLUL). Doutorou-se com uma tese sobre a influência do Padre da Igreja João Cassiano no Leal Conselheiro, o tratado moral escrito por D. Duarte. Tem colaborado na edição crítico-genética da obra de Fernando Pessoa, no âmbito da qual preparou vários volumes, o mais recente dos quais foi Vinte Anos de Poesia Ortónima. I - 1915-1920. É o autor de Agora entra no vento. Génese e tradução na obra de M. S. Lourenço (Lisboa: Biblioteca Nacional, 2020) e do livro de ensaios Doença bibliográfica, sobre o espólio de Fernando Pessoa.

Coordena o grupo de Filologia no CLUL e foi presidente da European Society for Textual Scholarship entre 2013 e 2016.