Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
tutankhamon_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Folha de Sala (PDF)

Folha de Sala - Cronologia (PDF)

Programa do Curso Livre (PDF)

 

 

univ_aberta

 

centro_estudos_globais

 

centro_historia

 

centro_joaquimverissimo

 

centro_estudos_humanisticos

 

museu_arqueologia

 

museu_farmacia

 

sociedade_de_geografia_de_lisboa

 

academia_portuguesa_ex_libris

 

centro_estudos_arabes_silves

 

associacao_estudos_defesa_patrimonio_historico-cultural_concelho_silves

 

tryvel


Tutankhamon em Portugal:
Relatos na imprensa portuguesa 1922-1939

EXPOSIÇÃO | 4 nov. '22 - 5 abr. '23 | Sala de Referência | Entrada livre

 

tutankhamon_tumulo1A descoberta do túmulo de Tutankhamon, a 4 de novembro de 1922, foi noticiada pela imprensa  internacional, de forma inusitada, tornando este faraó, o arqueólogo responsável pelo achado,Howard Carter, e o seu patrocinador, Lord Carnarvon, sobejamente conhecidos de milhões de leitores.

 

Ironicamente, Tutankhamon era um dos faraós menos conhecidos da história egípcia e Howard Carter um arqueólogo sem créditos firmados que, assim, de um dia para o outro, passaram da obscuridade para as páginas dos periódicos.

 

Esta extraordinária descoberta arqueológica foi profusamente divulgada pela imprensa portuguesa que, principalmente nos anos de 1923 e 1924, acompanhou com interesse o que se passava no Vale dos Reis, no distante Egito. A forma como esta descoberta foi divulgada e o interesse que gerou na sociedade portuguesa ilustram bem a profunda relação existente entre a comunicação social e a história/arqueologia.

 

Entre 1922 (ano da descoberta do túmulo) e 1939 (ano da morte de Howard Carter), 28 periódicos portugueses publicaram 234 notícias, de diferentes tipos (desde curtas e pouco desenvolvidas notícias de agência até reportagens desenvolvidas e ilustradas), sobre a descoberta do túmulo do faraó Tutankhamon e os diversos eventos a ela associados.

 

tutankhamon_tumulo2A presente exposição é resultado direto de um projeto de investigação, no âmbito da receção do Egito antigo, intitulado Tutankhamon em Portugal. Relatos na imprensa portuguesa (1922-1939). O projeto recolheu e analisou todas as notícias publicadas, entre 1922 e 1939, nos periódicos portugueses, sobre a descoberta do túmulo do faraó Tutankhamon, mostrando como a imprensa portuguesa, informando com regularidade e detalhe os seus leitores sobre o que de mais interessante ia acontecendo no Egito, se tornou um agente ativo da receção do Antigo Egito em Portugal.

 

Dar a conhecer, de forma simples, mas impressiva, essas diferentes notícias, enquadrando-as no âmbito dos trabalhos arqueológicos em curso, demonstrando o interesse da imprensa portuguesa pela descoberta arqueológica e factos a ela associados e a forma como fez chegar esta manifestação do Antigo Egito aos seus leitores e ouvintes, bem como clarificar os contornos da Tutmania e Mumiamania em Portugal, estão entre os objetivos subjacentes a esta exposição.

 

 

 

Inauguração - Programa

15h00 - Inauguração e visita guiada à exposição

16h00 - Conferência Inaugural Tutankhamon em Portugal. Relatos na Imprensa Portuguesa (1922-1939). De um projecto de investigação a uma Exposição, por José das Candeias Sales (DCSG-UAb) e Susana Mota (CEG-UAb).

 

 

Filme

Pequeno filme sobre a exposição (duração c. 15min).

Todas as quintas-feiras, até dia 5 de abril, das 14h00-19h00.

 

 

Curso livre

No âmbito da exposição, realizar-se-á todas as quintas-feiras, de 5 a 26 de janeiro de 2023, e a 1 de fevereiro de 2023 (quarta-feira), das 17h30 às 19h30, o curso livre De Tutankhamon a Carter à Tutmania e Mumiamania, cujas sessões serão conduzidas por José das Candeias Sales e Susana Mota.

O curso é livre, mas está sujeito a inscrição prévia para o email: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

Visita Guiada

16 março | 17h45 | com José Sales e Susana Mota

Visita guiada de entrada livre, mas sujeitas a inscrição prévia, através de manifestação de interesse para o email Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 

 

"A maldição da múmia". Relatos na imprensa portuguesa

sobre a descoberta do túmulo de Tutankhamon

CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO | 05 abr. '23 | 17h30 | Auditório | Entrada livre

 

Os jornais e revistas publicados em Portugal continental em 1923 noticiaram amplamente não só os trabalhos de escavação que decorriam no túmulo recém-descoberto de Tutankhamon no Egipto, no Vale dos Reis, em Luxor ocidental, como também os episódios, de cariz fortemente supersticioso, supostamente associados à morte do mecenas Lord Carnarvon, ocorrida, há exatamente cem anos, no dia 5 de Abril de 1923.

 

Alinhadas com a imprensa internacional, também as publicações portuguesas concederam significativo espaço à designada " maldição da múmia" ou ‘vingança de Tutankhamon", constituindo-se num poderoso agente na ampliação do mistério e fascínio que a antiga civilização egípcia exercia sobre os leitores portuguese e na fixação daquele que ainda é, cem anos depois, um tópico incontornável quando se menciona aquele faraó egípcio da XVIII Dinastia da história do Egipto antigo, transformado hoje num excepcional ícone da cultura pop actual a nível global.