Versão para impressão Enviar por E-mail
critica_jorge_sena_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


Disponível na Livraria Online

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A crítica de Jorge de Sena

LANÇAMENTO | 12 out. '22 | 18h00 | Auditório | Entrada livre



critica_jorge_sena_capaEste volume, organizado por Joana Matos Frias e Joana Meirim, resulta do colóquio homónimo realizado no ano do centenário do nascimento de Jorge de Sena (2019) e reúne um conjunto de textos que incidem sobre a sua produção ensaística, atividade tão profícua quanto a de poeta ou ficcionista.

 

Assim, destacando uma faceta menos escrutinada até agora, 30 especialistas em diversas áreas escreveram sobre a crítica prolixa e atenta do escritor: de Pessoa a Camões, da literatura portuguesa a Shakespeare, da tradução à literatura brasileira, sem esquecer a teoria da literatura, e ainda o teatro e o cinema.

 

Este livro é, pois, um convite a reler a crítica de Jorge de Sena e a refletir sobre os assuntos e os autores a que dedicou inúmeros estudos. Recordando as palavras de Sena em entrevista a O Tempo e o Modo, neste volume, os vários autores foram livres de questionar o seu juízo crítico, sem, no entanto, rejeitar a sua investigação.

 

A obra será apresentada por Teresa Bartolomei e Pedro Mexia e na sessão estarão presentes, para além das organizadoras, alguns dos autores dos textos que compõem este livro.