Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
sketch_tour_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


 

caleidoscopio

 

turismo

 

sketch_tour_portugal

 

Sketch Tour Portugal

APRESENTAÇÃO | 19 jul.'22 | 18h00 | Anfiteatro | Entrada livre



O segredo da viagem não é o destino. É deixar-se ser visitado. Permitir que a viagem tome posse de nós. Em Portugal é fácil ser enlaçado pela cintura e sermos levados nessa dança que nos afasta do nosso próprio cansaço.

Mia Couto

 

 

sketch_tour_capa_livro

Em 2017, o Turismo de Portugal convidou vinte e quatro urban sketchers de várias nacionalidades a fazerem uma viagem por Portugal, mostrando o seu talento e dando a conhecer o país à sua maneira

Em 2021, a nova edição da Sketch Tour resultou de um novo e diferente desafio que aliou o desenho à escrita, conjugando as visões de urban sketchers e de escritores portugueses.

Assim, aos sketchers, portugueses e estrangeiros (de Espanha, Itália, França, Reino Unido, Suécia e Egipto, entre os quais se destacam Lapin, Rita Sabler, Ian Fennelly, Simo Capecchi, Nina Johansson e Reham Ali) aliaram-se dez autores e escritores de referência da língua portuguesa, de diferentes gerações: José Luís Peixoto, Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz, Gonçalo Cadilhe, Rui Cardoso Martins, Tiago Salazar, Marcela Costa, Matilde Campilho, Joel Neto e Jacinto Lucas Pires.

No total foram feitas 10 tours em Portugal continental e ilhas, cada uma com um sketcher português, um sketcher internacional e um escritor português, tendo cada tour durado 5 dias.sketch_tour_portugal_desenhos

Do trabalho desenvolvido, organizou-se uma exposição que inaugurou em Óbidos e que irá correr mundo (esteve presente no Brasil durante a Bienal de São Paulo, e estará em Espanha e França, para além de Portugal) e a edição que agora se apresenta, que tem a chancela da editora Caleidoscópio.

O evento de apresentação do livro contará com a presença de alguns sketchers e escritores, do Presidente do Turismo de Portugal e do Editor da Caleidoscópio.

Este projeto revelou-se uma parceria bem-sucedida entre o Turismo de Portugal e os Urban Sketchers, uma organização sem fins lucrativos que se dedica à divulgação de uma comunidade global de artistas que desenham e ilustram locais.


Surpreenda-se com as palavras e os desenhos e inspire-se para a sua próxima viagem a Portugal.