Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
lettres_portugaises_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar


 

fundacao_casa_braganca

 

As Lettres Portugaises da Biblioteca de D. Manuel II - Colecções e Coleccionadores

APRESENTAÇÃO | 5 juL.'22 | 17hO0 | Auditório | Entrada livre



lettres_portugaises_livroO livro que agora se apresenta, As ‘Lettres Portugaises’ da Biblioteca de D. Manuel II – Colecções e Coleccionadores dá a conhecer o exemplar da primeira edição desta obra que se encontra no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança. Este exemplar possui uma misteriosa nota, quase idêntica àquela que se tornou célebre como a “Nota Boissonade”, que era conhecida apenas pela sua publicação num jornal, em 1810.

Através do estudo da nota e das marcas de posse, foi possível reconstituir a história de dois séculos deste exemplar, identificando e conhecendo os seus anteriores proprietários. Descobriu-se que esta obra fez parte de ilustres bibliotecas e, em todas elas, teve um motivo para lá estar.

A segunda parte do trabalho aborda a interessante relação entre as descobertas de Luciano Cordeiro, realizadas entre 1888 e 1890 sobre a freira de Beja, Mariana Alcoforado, e a formação de coleções de livros de temática alcoforadista (as alcoforadianas), em Portugal.

 

 

 

lettres_portugaises_martaMarta Páscoa é natural de Beja. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, concluiu o mestrado em História Regional e Local pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e, na mesma Faculdade, realizou a Pós-Graduação em Ciências Documentais, variante Arquivo.

Enquanto investigadora, desenvolveu trabalhos de transcrição paleográfica e de investigação histórica sobre diversos temas, desde os temas locais a outros de âmbito nacional. Como arquivista, colaborou com a Torre do Tombo, o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, o Arquivo Histórico Ultramarino e a Faculdade de Letras de Lisboa, em projetos de descrição documental.

É a Arquivista do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, exercendo a sua atividade no Paço Ducal de Vila Viçosa.