Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
un_mirabile_inferno_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Informações e marcação de visitas:

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

instituto-italiano-cultura-

 

be-it2

 

 

ministero-degli-affari

 

 

 

 

 

 


Un mirabile Inferno. Dante ilustrado por Amos Nattini

MOSTRA | 28 jun. - 16 set. ’22 | Sala de Referência | Entrada livre
INAUGURAÇÃO | 28 jun. '22 | 18h00

un_mirabile_inferno_ilustracao

 

Un mirabile Inferno. Dante ilustrado por Amos Nattini é uma exposição de litografias, produzidas pelo pintor genovês Amos Nattini (1892-1985), sobre o livro o Inferno do poema A Divina Comédia, de Dante Alighieri.

 

As litografias em exposição ilustram os 17 primeiros cantos do Inferno, e fazem parte, de uma monumental edição produzida por Amos Nattini, e de um volume específico, encontrado inesperadamente nos arquivos da Biblioteca Farnesina do Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale, que terá sido doado pelo pintor ao então Subsecretário dos Negócios Estrangeiros, Dino Grandi, em 1927.

 

O restauro do livro e das ilustrações foi possível graças ao trabalho do Istituto Centrale per la Patologia degli Archivi e del Libro (Icpal) e faz hoje parte do património da Biblioteca da Farnesina.

 

Esta exposição, promovida pela Direzione Generale per la Promozione del Sistema Paese, dall'Unità di Analisi, Programmazione, Statistica e Documentazione Storica do Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale (MAECI), quando passam 700 anos sobre a morte de Dante Alighieri, foi trazida à Biblioteca Nacional de Portugal com o apoio do Instituto Italiano de Cultura.