Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
enumerate_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas

Tel. 21 798 21 68
Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 


 

enumerate_bw

 

ENUMERATE – Inquérito e Ferramenta de Auto-diagnóstico

NOTÍCIA | Participe até 30 jun.'22



A equipa Europeana ENUMERATE e os parceiros do projecto inDICEs lançaram recentemente a Ferramenta de Auto-Diagnóstico ENUMERATE, para assegurar a recolha e utilização de dados estatísticos de instituições de património cultural em todos os estados-membros. A Europeana vem solicitar a colaboração de todas as instituições na utilização da ferramenta, com um prazo para participação até 30 de junho de 2022.

O ENUMERATE é uma iniciativa concebida para criar uma base fiável de dados estatísticos sobre digitalização, preservação digital, e acesso em linha ao património cultural na Europa, para suporte aos decisores políticos.

Em anos anteriores, esta informação foi recolhida através de inquéritos sectoriais a instituições do património cultural, tendo sido realizados inquéritos em 2011, 2014 e 2017. Esta nova ferramenta de auto-avaliação recolhe a informação numa base contínua e disponibiliza às instituições do património cultural, com base nas respostas que fornecem, um conjunto de recursos úteis relacionados com a transformação digital que são relevantes para as suas necessidades.

A informação recolhida através desta ferramenta permite ter uma visão do estado da transformação digital do sector, por país e por dimensão da instituição. O relatório fornecerá informação detalhada sobre as organizações do património cultural, as suas estruturas de financiamento, pessoal, progressos na catalogação, digitalização e transformação digital mais ampla, e colaboração com o seu público.

Embora a Ferramenta de Auto-Avaliação esteja disponível para utilização em qualquer altura, os comentários e respostas até 24 de junho de 2022 serão especificamente utilizados para informar o relatório ENUMERATE em 2022.

Em Europeana Pro news post pode consultar informação mais detalhada sobre os benefícios da ferramenta, bem como instruções sobre a sua utilização.

Utilize esta ferramenta até 30 de Junho!