Versão para impressão Enviar por E-mail
Save
bibliotecas_censura_banner

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982167 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 


Folha de sala

Guia da exposição

 

 

 

Visita guiada por Álvaro Seiça
9 maio - 17h00

 


 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Obras proibidas e censuradas no Estado Novo

EXPOSIÇÃO | 3 maio  - 16 set. '22 - NOVA DATA

 

bibliotecas_censuraQue livros não se podiam ler durante o Estado Novo? Esta mostra revela, pela primeira vez, um conjunto de exemplares originais apreendidos e proibidos de circular pelos Serviços de Censura, que foram recuperados da sua biblioteca. Vários destes livros apresentam marcas e rasuras feitas pelos censores.

 

A exposição é complementada com relatórios de leitura escritos pelos censores, bem como algumas obras proibidas de ir à leitura na Biblioteca Nacional. Na Sala Multimédia, os visitantes poderão ouvir a peça sonora “No Escuro e à Escuta: A Censura e a Propaganda no Estado Novo”, de Sofia Saldanha, que colige testemunhos de Luís de Sttau Monteiro, José Cardoso Pires ou Bernardo Santareno, telefonemas entre censores e entrevistas a pessoas anónimas.

 

De 1934 a 1974, a censura oficial do Estado Novo produziu mais de 10.000 relatórios de leitura aos livros de autores portugueses, lusófonos e não-lusófonos, em edição original ou tradução, que entravam e circulavam em território nacional. De entre as obras que a Censura autorizava, autorizava com cortes, proibia, dispensava, ou proibia para mais tarde autorizar, mostra-se agora uma seleção de cerca de um décimo desses raros artefactos culturais que chegaram até nós e que contam várias histórias sobre o controlo e a regulação da vida literária e cultural em Portugal, durante grande parte do século XX. Tal como o “letricídio” que Fernando Larraz identificou em relação à censura franquista, as obras expostas demonstram o atentado que o regime de Salazar e Caetano cometeu deste lado da fronteira.

 

bibliotecas_censura1Acusados de serem imorais, pornográficos, comunistas, irreligiosos, subversivos, maus, antissociais, dissolventes, anarquistas ou revolucionários, os livros examinados pela Censura abrangem áreas como as artes plásticas, ciências naturais, ciência política, economia, educação, geografia, filosofia, história, literatura, música, sociologia, religião, entre outras. Os censores proibiram especialmente as obras marxistas-leninistas, eróticas ou de educação sexual, e, nas décadas de 1940 e 50, a literatura neorrealista.

 

De entre os livros proibidos da Biblioteca da Censura, encontram-se obras de autores como Jorge Amado, Natália Correia, Orlando da Costa, Vergílio Ferreira, Carmen de Figueiredo, Daniel Filipe, Tomás da Fonseca, Soeiro Pereira Gomes, Manuel Teixeira Gomes, Egito Gonçalves, Maria Lamas, Teixeira de Pascoais, Cardoso Pires, Graciliano Ramos, Alves Redol, Santareno, Miguel Torga, Louis Aragon, Italo Calvino, Mikhail Cholokhov, Colette, Joseph Conrad, Friedrich Engels, William Faulkner, Maksim Gorkii, Piotr A. Kropotkine, Lenine, André Malraux, Karl Marx, Friedrich Nietzsche, John Reed, John dos Passos, Françoise Sagan, Leão Tolstoi, Roger Vailland, ou Simone Weil.

 

A par da propaganda, da repressão exercida pelo Estado através da polícia política e das Forças Armadas, do clima de medo e autocensura, a atuação da Censura teve um impacto incomensurável não só no desenvolvimento das mentalidades e na vida intelectual do país, na produção e receção literárias, no quotidiano e obra dos escritores, mas também no legado que deixou às gerações vindouras.

 

Álvaro Seiça

 

 

ue_bandeira

Este projeto beneficiou de financiamento do Programa-Quadro de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo da convenção de subvenção Marie Skłodowska-Curie n.º 793147, ARTDEL. https://artdel.net