Versão para impressão Enviar por E-mail
Save

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 217982157/67 e 217982434

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

> Programa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Literatura Escrita por Mulheres

«Aquí nadie deja solo a nadie»: narrativas de lo colectivo en la obra de Belén Gopegui / conferência em espanhol

CICLO DE CONFERÊNCIAS | 27 jan. '22 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do edifício. É obrigatório o uso de máscara durante a permanência no edíficio.

> Auditório e Sala de Formação: apresentação obrigatória de certificado digital COVID da EU válido ou comprovativo de vacinação completa ou comprovativo de teste com resultado negativo.

Isabel Araújo Branco organiza a edição de 2021/2022 das conferências dedicadas a «Literatura Escrita por Mulheres», a quinta deste ciclo de encontros realizado no âmbito da linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM-Centro de Humanidades NOVA.

A História tem vindo a ser escrita ao longo do tempo como um construto que generaliza a vivência humana através da padronização do e no masculino. História sem género, dir-se-ia, mas que afinal exclui as mulheres da história. A historiografia tem construído barreiras de análise cultural, social, religiosa e política que excluem as mulheres. 

Com coordenação de Maria Barreto Dávila, a linha de investigação «História das Mulheres e do Género», do CHAM pretende contrariar esta tendência e constituir-se como uma área de investigação inovadora e multidisciplinar.



«Aquí nadie deja solo a nadie»:

narrativas de lo colectivo en la obra de Belén Gopegui

/ conferência em espanhol


Na sua longa produção literária, a escritora espanhola Belém Gopegui reflectiu sobre as narrativas dominantes, a inconsistência do capitalismo neoliberal e as possibilidades de construção de uma imaginação dissidente através dos textos literários. A organização colectiva ocupa um lugar fundamental na sua obra e, nesta conferência, será apresentada uma proposta de leitura centrada nas discussões que suscita.




Cristina Somolinos Molina

Doutorada em Literatura pela Universidade de Alcalá, com uma tese sobre as representações do trabalho das mulheres na narrativa espanhola contemporânea. Os seus interesses giram em torno da interseção dos estudos feministas e a historiografia da literatura espanhhola, assim como do estudo de fontes literárias na sua relação com processos sociais. Foi investigadora convidada na Università degli Studi di Bergamo, na Université Bordeaux Montaigne e na Universidade Nova de Lisboa e participou em seminários, congressos e publicações relacionados com o seu âmbito de investigação.






Cabeçalho: pormenor da pintura Woman Writing a Letter por Gerard ter Borch - Mauritshuis, Netherlands Disponível aqui