Versão para impressão Enviar por E-mail
Save

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Leitura e formas de escrita

SEMINÁRIO | 16 dez. '21 | 16h00 - 18h00 | Auditório | Entrada livre || Online via Zoom | ID da reunião: 81 8743 0134 | Senha de acesso: 027280

> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do edifício. É obrigatório o uso de máscara durante a permanência no edíficio.

> Auditório e Sala de Formação: apresentação obrigatória de certificado digital COVID da EU válido ou comprovativo de vacinação completa ou comprovativo de teste com resultado negativo.

 

Seminário sobre a cultura escrita no Atlântico Português: os Gabinetes Portugueses de Leitura do Brasil e o espólio manuscrito e literário de Recife, Belém e Salvador, apresentado por João Costa (CHAM)

 

 

Os Gabinetes Portugueses de Leitura, tenham eles a formalização estatutária de «gabinete» ou de «grémio», representam instituições de referência para o entendimento de um período histórico (séculos XIX-XX) crucial para as histórias de Portugal e Brasil.


Fundados nos meados do século XIX por iniciativa particular, nomeadamente por uma classe burguesa, empresarial, letrada (ou que buscava esse fito), pretendiam estabelecer assim polos de ensino, de formação cultural e erudita, simultâneos à fundação de instituições que aproximavam os emigrantes portugueses, a título individual e empresarial, à pátria natal.


O seu devir acompanhou de perto as vicissitudes independentistas no Brasil e, mais tarde, o processo ditatorial, assim como foram espectadores ativos dos alvores do Liberalismo Constitucional português, das lutas fragmentárias entre liberalistas e miguelistas e de consecutivas alterações de regime – monarquia, república, ditaduras.

 

Mais do que simples agremiações ou centros de leitura, estas instituições assumiram-se como marcos da cultura e da presença institucional portuguesas no Brasil, sempre em paralelismo e entreajuda com as delegações consulares nacionais, mas não uma presença de sentido colonial, impositiva, mas sim de integração da comunidade portuguesa na brasileira, como muito bem demonstra a sua documentação administrativa corrente.


Ainda hoje, pelo que é possível observar, os gabinetes/grémio têm essa função, a par de outras instituições, de ponte entre duas realidades culturais diferentes, portuguesa e brasileira, mas que tantos pontos de contacto – culturais, sociais, políticos, económicos –  têm entre si.

 

No âmbito desta elevação cultural que procuravam, adquiriram as instituições um extenso e variegado património literário, constituindo relevantes bibliotecas patrimoniais que colocavam ao dispor dos seus associados e, também, à população em geral.


Destas coleções, pretendemos destacar as obras impressas dos séculos XVI e XVII, sobretudo as de tipografia portuguesa, procurando discernir as temáticas privilegiadas–    se é que existiu algum género de metodologia ou de programática na sua aquisição –, assim como perceber qual o percurso destes espécimes documentais e a sua condição atual no contexto das bibliotecas destas instituições.

 

Paralelamente, daremos igualmente eco da produção manuscrita destas instituições, representando estes arquivos institucionais preciosas ferramentas para o estudo da comunidade da época, das suas ramificações políticas e empresariais, testemunhando um fervilhante período da história brasileira e portuguesa.


Resultando a generalidade desta investigação do levantamento feito, in loco, nos gabinetes de leitura da Bahia e Recife e Grêmio Recreativo e Literário Português de Belém (Pará) no ano de 2019, alargámos agora a análise também ao gabinete português de leitura do Maranhão, deixando de fora, porque está já bem estudado e evidenciado pela Historiografia e pela Literatura, o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro.