Versão para impressão Enviar por E-mail
Save

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 

> Programa

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Os desafios da História Global

História Nacional, História Conectada e História Global

OFICINA | 3 dez. ’21 | 10h00 | Auditório | Entrada livre sujeita a inscrições aqui // via Zoom (inscritos) | Programa

> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do edifício. É obrigatório o uso de máscara durante a permanência no edíficio.

> Auditório e Sala de Formação: apresentação obrigatória de certificado digital COVID da EU válido ou comprovativo de vacinação completa ou comprovativo de teste com resultado negativo.

 

Oficina doutoral anual, criada no âmbito da Plataforma de Estudos Avançados do Instituto de História Contemporânea, que pretende lançar o debate e a reflexão sobre os desafios que se colocam aos historiadores sobre a prática da História Global. Esta primeira edição conta com a presença de Jorge Flores e de Maria Paula Diogo.

 

 

O que é fazer História Global nos dias de hoje?
Num mundo cada vez mais integrado, trabalhar sob uma perspectiva global parece ser um caminho atraente para os historiadores/as, independentemente do tema de investigação e recorte temporal. No entanto, cumpre indagar: quais são as possibilidades e limites desta abordagem? Que ferramentas estão à mão do historiador/a para que faça um uso fundamentado da História Global? Existem limites para este uso? Por outro lado, quais são
suas potencialidades? E quais as tendências actuais da historiografia? A partir destas questões, pretendemos lançar o debate e fomentar reflexões de cunho metodológico sobre a prática da História Global.

A discussão será alargada ao auditório, possibilitando a todos os interessados/as a oportunidade de partilharem as suas dúvidas em relação às metodologias da História Global, mas também aquelas que entendem ser as suas virtudes e potencialidades.


O evento decorrerá também em streaming, via Zoom, sendo o link partilhado pelos inscritos/as em tempo útil. Para mais informações, contactar a organização através do endereço Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 

Programa

 

10h00 | Abertura dos trabalhos, com apresentação da Oficina e dos convidados
10h30 | Exposição de Jorge Flores sobre os desafios da História Global
11h00 | Comentário de Maria Paula Diogo
11h30 | Discussão aberta ao auditório