Versão para impressão Enviar por E-mail

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

 

Informações

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

 

 

 

 


 

 

 

 


Livre-câmbio e desenvolvimento económico
Portugal na segunda metade do século XIX

SESSÃO | 10 dez. ’21 | 17h00 | Auditório | Entrada livre

 

> As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos e medição da temperatura corporal à entrada do edifício. É obrigatório o uso de máscara durante a permanência no edíficio.

> Auditório e Sala de Formação: apresentação obrigatória de certificado digital COVID da EU válido ou comprovativo de vacinação completa ou comprovativo de teste com resultado negativo.

 

Sessão, em formato de conversa/entrevista, associada à pequena mostra que celebra os 50 anos da publicação do livro Livre-câmbio e desenvolvimento económico: Portugal na segunda metade do século XIX de Miriam Halpern Pereira,  conduzida pelos professores José Vicente Serrão e José Luís Cardoso. Originalmente tese de doutoramento defendida em 1969 na Faculté des Lettres et Sciences Humaines de Paris, a obra é  publicada em Portugal em 1971, sendo o vade mecum de sucessivas gerações de estudantes e investigadores de Histórica Económica e Social.

Texto pioneiro e enriquecido por notável abundância de dados quantitativos produzido num tempo marcado por grande atraso no conhecimento dos fundos documentais portugueses e, logo, pela inexistência de estudos sobre a história social portuguesa dos séculos XVI a XVIII, salvo os consabidos trabalhos de Albert Silbert e Jorge Borges de Macedo, incide sobre a transição do Antigo Regime para a sociedade capitalista num país da semi-periferia da economia mundial profundamente alterada pelas revoluções industriais na Grã-Bretanha e, depois, na França e Alemanha.

A presente entrevista visa abordar a investigação que deu origem à obra, bem como as condições da realização da pesquisa científica e da publicação à época.