Print E-mail
Save

 

 

Biblioteca Nacional de Portugal

Serviço de Actividades Culturais

Campo Grande, 83

1749-081 Lisboa

Portugal

 

Serviço de Relações Públicas
Tel. 21 798 21 68

This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it

 

 

 

 

 

 

 



República das Letras – Palácios do Espírito
Livros e itinerários (séculos XVII-XIX)

SESSÃO | 11 nov. ’ 21 | 16h00 | Auditório | Entrada livre

As visitas à BNP obrigam à desinfeção das mãos, sendo recomendado o uso de máscara durante toda a permanência no edifício.

 

Durante os eventos no Auditório é obrigatório o uso de máscara.



Sessão com presença de Pierre-Antoine Fabre, José Adriano de Freitas Carvalho e moderação por Zulmira Coelho Santos. Organização conjunta do CEC - Centro de Estudos Clássicos (FLUL), CHAM - Centro de História e Além-Mar (FCSH/UNL), Centre de Recherche sur les Pays Lusophones (Sorbonne Nouvelle), Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Univ. de S. Paulo).e Cátedra Solange Parvaux IP (Sorbonne Nouvelle).

O conceito de República das Letras é operatório e heurístico: abre caminho e estimula a discussão; serve de chave de entendimento de autores, agentes, obras, desempenhos, estatutos; constitui uma ferramenta de reconstituição e análise de densas redes de conexão cultural. É a esta luz que procuramos olhar para livros e figuras que circulam, transportando consigo memórias e conhecimento a que só a experiência da peregrinatio dá acesso; é a esta luz que olhamos para aqueles que, muito embora sem sair, mantendo-se na sombra amena de suas ou de alheias livrarias, são parte da comunidade de doutos, graças à troca epistolar, ao convívio em tertúlias e academias, à leitura que traz o de fora.